Quem leu Nelson Rodigues conhece este termo por ele inventado e sobejamente repetido: o imodesto absoluto. Pois é, o imodesto absoluto era aquele que, entre outros detalhes, construiu um chafariz repleto de jacarés na entrada de sua mansão. Eu que não tenho mansão, embora viva num estado, que a uma hora de minha casa está infestado de jacarés, não me considero um imodesto absoluto, embora frequentemente seja taxado - pelos que não sentem por mim carinho - como tal. E em se tratando do Marcelo Augusto da Silva, menos ainda.
Carinho, eis ai um detalhe que pode mudar essencialmente o curso de uma questão. Jorge Jesus, entre um e outra patadas, - que costuma desferir em seus pupilos - pediu carinho para com Arão e Vitinho. Funcionou com o primeiro e esta em processo de funcionar com o segundo.
No turfe deveríamos ter mais carinho para com a seleção de nossa genética e principalmente ter para com ela o intuito de preencher algo que seja nosso objetivo. Não adquirir uma égua por que ela tenha um grande pedigree ou mesmo um exuberante fisico ou quem sabe uma campanha clássica. Mas sim a finalidade a que ela possa se propor, em um cruzamento que você tem idealizado em sua mente.
Defender uma tese como esta não se trata de preciosismo ou imodéstia absoluta. Se a idéia não for apenas a de vender o produto, tem que se ter, no mínimo, uma finalidade para a aquisição. Esta finalidade é critério de cada um. Por exemplo o nosso colaborador Marcelo Augusto quando adquiriu Juju Popular, uma Al Arab em mãe Gilded Time. Segundo ele própria foi a reativação de sua condição de proprietário de PSI e o fez por ver nela um elemento reforçado na linha 2-n.
Vejam que tanto o seu pai Al Arab, como sua mãe, a não corrida Refugee e o pai da mesma, o USA Champion 2yo Gilded Time, - as três posições mais importantes em um pedigree - descendem todos de forma direta da linha 2-n. Seria coincidência? Desculpem, mas não acho que os cruzamentos bem sucedidos no Figueira do lago de uns tempos para cá possam ser considerados como produtos de "generosas coincidências". Eles são produtos de estruturas estudadas com tremendo afinco e que estão provando em pista sua tremenda vensatilidade.
Seria por acaso, um imodéstia absoluta as razões que levaram o Marcelo a acreditar na potencialidade genética desta aquisição? Para muitos trata-se apenas de uma filha de Al Arab numa não corrida. Para o Marcelo, um tremendo potencial de reagrupamento de estrutura familiar na subfamília 2-n. Seria uma imodéstia absoluta assim pensar?
Momento de Alegria, um também descendente direto da 2-n, tem mais um veio derivado desta augusta família dentro da teoria do Marcelo. E acredito que possa igualmente ser visto como um potencial reagrupamento de estrutura familiar da linha 2, do qual sete linhas a ela pertencem em seu pedigree.
Ele no momento, tem sua alegria em cobrir as filhas de Acteon Man - outro descendente direto da 2-n - no Lorolu de Bagé. Seria um arroubo de absoluta imodéstia daqueles que assim o acreditam?
Confesso que não domino esta teoria, O Marcelo sim, principalmente pelo fato que a formulou e não conheço outro caso de defesa da mesma. Eu tento desenvolver as minhas mas sempre de olho na dos outros. E fica a pergunta que não pode se calar:
Seria uma exdrúxula decisão, eleger um cruzamento entre o nacional Momento de Alegria, na igualmente nacional Juju Popular, infestado da linhas 2 por todos os lados e ansiar que dê certo?
Eu iria um pouco mais longe, porque não?
Ninguém entendeu as primeiras dosagens de Aga Khan, as duplicações maternas de Lord Derby, os linebreeds acentuados de Tesio, e desculpem-me as lorpas e os pacácios, mas foram estas teorias que diferenciaram estes três criadores, do resto da humanidade. Seria sim, uma imodéstia absoluta sequer imaginar que eu, o Marcelo , ou qualquer outro ser que respira, poder ser comparados aos citados. Logo, afastem esta hipótese.
O que aqui defendo, é que temos que ter mais carinho na analise da opinião alheia, mesmo que a primeira vista ela possa soar de forma estranha a seus pudicos ouvidos e olhos. A imodéstia absoluta está sim naquele que se sente dono da verdade e com o tempo se torna incapaz de aceitar o pitaco alheio. Seja este o vizinho, ou o próprio Deus...
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO


