Você compararia o Zico ao Pelé? Nem o mais rubro negro roxo o faria se sóbrio estivesse. Mas a pergunta que conta seria: você não gostaria de ter o Zico no seu time, mesmo ele não sendo o Pelé? Desafio aquele que não gostasse.
Porisso, meu caro descrente com a humanidade, nunca afirmei que Missy Baba, fosse do mesmo calibre de Pretty Polly, Mumtaz Mahal ou mesmo La Troienne. Mas garanto a vocês que ter uma boa descendente de Missy Baba, é um muito bom negócio.
Outro dia publiquei aqui neste blog, uma nota sobre uma potranca que selecionei em Keeneland, e que era imbreed em Toll Fee, em linhas maternas, sendo esta uma neta de Missy Baba. Logo, meu caro descrente com a humanidade, não estou usando Pelé fui Messi. Talvez nem Zico, mas que no mínimo tenho um Ronaldo Fenômeno, isto eu garanto a vocês que tenho.
Você se manter nas vertentes dominantes, é uma chance de sobressair. E sabe porque? Porque a capacidade de transmissão linear está la. ;muitas vezes latentes esperando a hora certa de luzir. É certo que nem todos os elementos desta vertente irão luzir, mas há pelo menos a chance. Esta é a linha de raciocínio que além de lógica me parece prudente. Mas se você ama determinado pai, e não a mínima bola se sua linha materna seja ela a 48 ou a C9, boa sorte, pois, dela há de precisar.
Falei no Ponto Cego de Liam´s Map e seu surpreendente sucesso no início de sua campanha no bredbring-shed. Pois bem, com um bom inicio também, podemos citar American Pharoah. Ele conta já com três individuais ganhadores de grupo, apenas que todos de graduação 3. Se analisarmos que ele conta com 137 produtos registrados e que recebeu éguas de altíssimo gabarito, há de se convir que até aqui Liam´s Map foi para mim mais convincente.
Só para se ter uma idéia, da diferença de performance entre estes dois reprodutores, as duas mães dos ganhadores de grupo 1 produzidos por Liam´s Map, não são clássicas: uma é ganhadora e outra não consegui sequer se colocar. As três mães no caso dos filhos de American Pharoah, todas stakes winners. Creio que com isto cada um possa montar em sua cabeça, a forma como estes dois reprodutores foram explorados em sua primeira geração.
E o que dizer do outro lado do lago?
Não poderá ser dito que o Dewhurst Stakes (Gr.1) para mim a mais importante carreira para os dois anos no continente europeu, seja a praia de Galileo. Mesmo assim, ele já conta com quatro vencedores desta prova, - Teofilo, New Approach, Frankel e Churchill - dos quais dois, - Teofilo e New Approach - igualmente já produziram mais dois vencedores - Parish Hill e Dawn Appeoach.
Na atual disputa, embora haja a presença de um filho de Galileo, Year of the Tiger, a ser disputado daqui a horas, o favoritismo de um filho de Shamardal, Pinatubo aparece crescer aos olhos da media local, que não atenta para o fato, quase inédito de haverem na carreira quatro concorrentes filhos de um reprodutor de primeira geração, No Nay Never - Arizona, Mystery Power, Royal Commando e Wichita - sendo dos dois últimos. são dois dos quatro elementos treinados por Aiden O'Brien, que teve sucesso nesta carreira em pelos menos seis oportunidades.
O que representa o Dewhurst Stakes?
Esta ai uma pergunta ambígua. Para mim caracteriza a presença do líder de uma geração aos dois anos e creio que entre os seus maiores vencedores devam ser citados Wollow, Diesis, Storm Bird, Teofilo e Frankel. Mas também cavalos que iriam se firmar no ano seguinte como na modernidade foi o caso de Mill Reef, Grundy, The Minstrel, El Gran Senhor, Generous, Dr. Devious, Zafonic. Rock of Gibraltar, Shamardal, e os já citados, Teofilo, New Approach e Frankel. E este parece ser o maior legado que esta prova trás para a atividade. Quem dela participa com brilho, acaba brilhando anos a fio na pista e no breeding-shed.
O Dewhurst stakes, não só determina o líder da geração, como aventa a possibilidade de seu vencedor ser algo de importante de uso futuro. E isto, em meu ponto de vista é que faz uma grande carreira ter importância. Não só seu efeito presente, como futuro.
Perguntaram-me se acredito que Pinatubo possa ganhar a versão desta carreira, este ano. Eu acredito que chances ele tem, pois, por mais ousado que tenha sido o rate a ele aferido, superior ao de Frankel aos dois anos, algo ele deve ter inspirado este fato. Uma coisa eu posso arriscar a dizer: Pinatubo tem um pedigree consubstanciado geneticamente para a distância, pois seu pai foi daquele ganhadores do Dewhurst que triunfaram no Derby francês, seu avô materno, além, de ter igualmente ganho o derby o fez no Arco, e os pais de seus segunda e terceira mães, Barathea e Kris, foram excepcionais elementos na milha.
Aliás para efeitos de concepção genética, seu pedigree atenta para os padrões atuais que mais estão dando certo. Garanhão de meio fundo, em égua filha de reprodutor de fundo cujas mães são filhas de elementos de milha.
Ganhador até aqui das cinco provas em que participou, Pinatubo, de criação e propriedade da Godolphin - algo pouco comum - é treinado por um elemento que acho que vai trazer este grupo, ao lugar merecido. Charles Appleby me parece o cara certo no lugar certo. Precisava ter em suas mãos algo como Pinatubo parece ser, para finalmente, de uma vez por todas, provar sua real importância.
Estou ansioso para ver o desenrolar desta carreira.
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS REGINA
HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO
HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

