Jorge Jesus, Jorge Sampaoli, Renato Portalupi, Roger Machado, Tiago Nunes, não necessariamente nesta ordem, são em minha opinião hoje, as cinco melhores opções de técnicos no campeonato brasileiro. Os Jorges, com uma característica: são estrangeiros e estão resgatando uma mentalidade que já foi um dia a grande força do futebol brasileiro, a vontade de vencer, de atacar, de golear, de empregar um futebol alegre e ofensivo. Os brasileiros citados, coadunam da mesma idéia, mas me parecem mais comedidos, por temerem por seus empregos, numa mentalidade brasileira de manutenção empregatícia.
É de domínio publico que pertenço a corrente Tesiana, e uma vez Federico Tesio, em outras palavras disse que o cavalo corria com as pernas, acelerava com com seus pulmões mas era o caracter que o criador inseria nele - na hora de bolar o cruzamento - que o fazia ganhar. Ao que traduzi como a vontade de ganhar, naquela época.
E isto que eu passei a procurar em todo cavalo de corrida que examinei, embora, como disse anteriormente, não esteja muitas vezes visível, quando se encara o problema ainda na seleção de inéditos. Mas quando de alguma forma você capta esta característica numa expressão, na forma de se comportar, ou mesmo na análise de um pedigree onde muitos elementos que gostavam de correr são visualizados, você não pode vacilar. Levante o dedo e só o abaixe para assinar o boleto de compra. Pois esta é a maior característica de um diferenciado: a sua vontade de ganhar.
O primeiro cavalo que realmente me impressionou desta geração de novos da Gávea, foi o recente vencedor do GP. Linneo de Paula Machado (Gr.1). Hard Boiled. A maneira segura como se comportou na disputa de nosso Gran Criterium me convenceu. Não só pelo tempo conseguido para a grama pesada, mas principalmente pela sua atitude. Demonstrava uma fome de vitória, com um galão vistoso e não muito fácil de ser visto.
Abro um parênteses, principalmente pelo fato de não fazê-lo a algum tempo. Anos atrás no H e R, trabalhei com um cavalo chamado Como Quiera. Não posso dizer que foi um cavalo que me encheu os olhos, mas inscrito como faixa de Famous Action no Grande Premio Brasil, com a retirada do titular a três dias da disputa, representou o stud e foi terceiro colocado numa grama pesada. Transformou-se numa pista anômala. Ele era um irmão de Hard Boiled, que em condições similares de piso, deu uma demonstração de poder locomotor impressionante, no fim de semana passado. Poderá repeti-lo na leve? Provavelmente sim, mas teremos que ver para nos certificar-nos, pois, Como Quiera não o conseguiu. Fecho parênteses.
O pedigree de Hard Boiled denota fundo, embora Wild Event não seja aquilo que pode se enunciar de um emérito transmissor de stamina para provas acima dos 2,000 metros. Outrossim, com uma mãe Blush Rambler, com sequencia em Roy e Strawberry Road, na ganhadora do Seleccion, Tangaroa, imagina-se que com o aumento de distância e idade, ele vá melhorar ainda mais. Principalmente por ser treinado por conexões que dominam este tipo de situação.
Ele estava na minha lista de compra, mas na quarta posição do Sta. Maria de Araras e na sexta geral. Consultando meus alfarrábios descobri que mesma era composta na época por Hamburger, Glorioso Quality, Hale Bob, Eagle Beach, Happiest Day e Hard Boiled. Mas infelizmente, talvez por um excesso de preciosismo de minha parte não o compramos. Ledo engano.
Nestes meus alfarrábios, em sua página encontro três dizeres, correto, serio, tipo stayer. Nota 8.5. Talvez este tipo stayers e com certeza a nota por mim aferida, tenha arrefecido minha vontade de assegurar sua aquisição. Não importa... embora na verdade importe... O erro foi meu. Pois, ele provou que em grandes mãos está pronto para cristalizar-se num elemento de primeira linha. Aliás, embora de forma prematura, eu arriscaria a afirmar que ele já é - um elemento de primeiro nível que tende a evoluir, se demonstrar na leve o mesmo padrão que demonstrou na pesada.
Com todo o respeito que os demais que lideraram ou lideravam a geração aqui, foi o potro que mais me impressionou. Ficando apenas a ressalta do estado em que se encontrava a pista.
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

