SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS REGINA
HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO
HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
sábado, 12 de outubro de 2019
PONTO CEGO: LIAM´S MAP
Você em sã consciência acreditava que Liam´s Map poderia ter um inicio como está tendo no breeding-shed? Sou honesto, não. Foi um bom cavalo em pista? Foi, mas não diria ter sido espetacular, embora quem ganhe seis carreiras e tem duas colocações em oito saídas, a principio tem que ser, pelo menos, respeitado. Ganhou duas provas de graduação máxima, sendo uma em Saratoga e a outra que não a vejo como algo sobrenatural, a Breeders Cup dirt Mile.
Liam´s Map pode não ter me impressionado, mas o importante é que impressionou um dos gigantes da reprodução norte-americana, a Lanes End, que todos os anos lança reprodutores que acabam se transformando em sucesso.
E eu diria que o começo deste tordilho não poderia ser mais auspicioso. Dois ganhadores de graduação máxima aos dois anos, Basin ganhador do Hopeful em Saratoga e Wicked Whisper invicta ganhadora do Frizette Stakes, em Belmont Park. hipódromos de primeira grandeza deste lado do pais.
Liam´s Map geneticamente nunca me impressionou. Trata-se de um filho de Unbridled´s Song, que em minha opinião, ainda não se firmou como um Sire of Sires, numa égua que embora não tivesse uma estrutura de meu agrado, Trippi-Great Above-Damascus, sua segunda mãe, Yada Yada, apresentava uma duplicação na Champion sprint de 1969 e 1970, Ta Wee, ganhadora de 15 provas em 21. Mãe que trazem duplicações deste estilo, geralmente se saem bem no breeding-shed.
Seria este o ponto de força mais proeminente no pedigree de Liam´s Map - um yearling de US$500,000. Não cravaria, mas de maneira alguma o desprezaria. Outrossim, também não ignoraria o fato de seus dois melhores produtos terem linhas maternas advindas de grandes vertentes, como a 13-c e a 4-m e levaria em consideração as estruturas genéticas de seus pedigrees.
Basin apresenta Grand Splendor 6x6x6, Mr. Prospector 5x5x4 e Damascus 5x5, enquanto Wicked Whisper apresenta Mr. Prospector 5x5, Fappiano 4x5 e Forty Niner 5x4. Estas duplicações, devem ser igualmente levadas em consideração assim como os linebreeds que me parecem importantes de Princequillo em Wicked Whisper e Mahmoud em Basin. Elementos que certamente devem, de alguma forma trazer stamina para aqueles que o portam.
Todavia, mesmo levando todos estes fatores descritos, em consideração, Liam´s Map para mim é uma grata surpresa, que espere que confirme com o passar dos meses. Até aqui dos 91 produtos registrados, em sua primeira geração, 29 são corridos, e um total de oito ganhadores. Se isto é bom ou ruim, cabe a você decidir. Eu acho surpreendente.
