Não ter, a meu ver, impele aos que não tem, uma obrigação de melhorar para ter. Quem não assim pensar, não deveria te o luxo de ser brindado com uma vida.Mas no Brasil, não ter, sempre vem acompanhado de uma desculpa. Normalmente esfarrapada. Principalmente no futebol. A bola estava murcha, quando o Santos perde. O VAR erra sempre contra o Palmeiras segundo seu presidente. O Renato Portalupi tem um repertório de desculpas para justificar as derrotas do Grêmio. Estaríamos vivendo um momento de conspiração em prol do Flamengo? Ou será que todos os recordes batidos pelo Flamengo, são a verdadeira razão do que está acontecendo?
Independentemente que hajam recordes, o ato de viver, o impele a criar. Se não houver capacidade para tal, pelo menos participar. Ninguém é obrigado a ser o paraninfo, mas fazer parte da turba que aplaude, ajuda. E para tudo haverá um inicio.
Ao analista cabe tentar descobrir neste inicio um futuro. Algo, que lhe marque, e o faça crer haver algo de diferenciado naquela exibição. este sábado, vi duas que me chamaram a atenção. Na sétima carreia de Del Mar, uma filha de Constitution, treinada por Baffert excedeu a normalidade. Golden Principal, estreou e me convenceu que poderá se transformar em algo. 1'09" 72 sem nunca ter sido chamada a verdade me parece promissor.
Horas antes, eu havia me comunicado com o Aluizio Merlin Ribeiro, externando a impressão que Tonalit's Shape, que acabara de manter sua invencibilidade sua terceira carreira, numa milha de Gulfstream por mais de oito corpos, havia me chamado â atenção. O fiz, pois o Aluízio, recém havia adquirido uma filha de Tonalist, e esta, de sua segunda geração, parecia ser a primeira a brilhar de uma forma diferente.
Tonalist's Shape venceu em 1'36" e quebradinhos, o que não se constitui em nada de anormal. Mas a forma com que fez, me impressionou.
Constitution e Tonalist, ambos são filhos de Tapit, outrossim o primeiro é no momento para mim o must entre os reprodutores novos. Golden Principal foi o seu vigésimo quarto vencedor e parece que a fábrica está no auge de sua produção. Isto me faz nascer em minha mente outra divagação.
Seattle Slew-A. P. Indy excederam-se na arte de produzir qualidade, mas houve uma geração de espera para que Tapit e Constitution tenham criado outro binômio. Binômio que igualmente me chama a atenção em Scat Daddy e No Day Never.
Tanto Tapit quanto Scat Daddy foram, em pista bons corredores, mas longe de serem algo que os diferenciasse de forma gritante. O mesmo aconteceu com seus filhos Constitution e No Nay Never. Mas a chama da transmissão de classicismo avolumou-se nestes dois binômios. Porque? Não sei.
Nem sempre, ou melhor dizendo, quase sempre, o segmento de transmissão de alto classicismo, se nega a seguir o caminho natural ditado pela pista. os quatro citados no paragrafo acima são um exemplo disto. e isto é que torna esta escolha mais interessante. Aquele que não parece ter, é o que realmente tem.


