HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

PONTO CEGO: A IMPORTÂNCIA DOS ÂNGULOS

Tudo é uma questão de ângulo. Esta era uma das frases ditas Por vó Adelina quando se via acuada, sem saída para explicar aquilo que até para ela não tinha explicação. 

O ângulo não deixa de ser uma coisa vaga. Subjetiva, Todavia tem sua importância. Por exemplo, nomes. 

Alguém poderia ter sucesso no cinema chamando-se Noma Jeane Mortenson, ou na musica erudita tendo que apresentar-se como Fryderyck Franciszek? Pois bem, nem Edson Arantes de Nascimento pode fazer frente a ser chamado simplesmente de Pelé. Logo, a meu ver, não poderia ser diferente com Marylin Monroe e muito menos com Frederick Chopin.  Nome é e sempre será um ângulo da questão.

Afinal, em meu modo de ver, ângulo é uma forma importante de se analisar coisas. Não podemos julgar a capacidade de qualquer coisa, por seu nome. Mas sim por suas atitudes. Outrossim, vistas por diferentes ângulos elas podem parecer distintas. E será o olho do observador a dar seu veredicto final. Assim sendo acho muito importante o ângulo de análise escolhido para se chegar a fidedignas assertivas.

Sei que analisar coisas no Brasil, exigem dezenas de ângulos, pois, somos ainda o pais do jogo de cintura, de uma constituição que dá chance a toda e qualquer escapadela judicial. Mas no turfe a grande vantagem é que o photochard tem apenas um ângulo, e ganha aquele que se mostra a frente dos demais.

E ai entram os ângulos: Pedigree, conformação, preparação, criação são os principais ângulos da questão. Como selecionador de elementos que deverão apresentar uma superior performance em pista, afirmo que não existe um ângulo para se priorizar na questão. As vezes abro mão de um pedigree em detrimento de um fisico exuberante. As vezes tenho que fazer justamente ao contrário. Porém, na grande maioria das vezes quando abri mão da chancela de uma criação diferenciada, me dei mal. Podemos abrir mão de vários ângulos, mas dificilmente haverá êxito se abrirmos mão da formação de um atleta.

No futebol, a grande maioria de nossos craques não teve uma formação física adequada. Vieram das favelas, muitas vezes de um processo de subnutrição, e o talento, nestes casos, pode até se sobrepor a formação. Em cavalos de corrida eu não teria tanta certeza. A formação fisica é de suma importância. Aliás, este é para mim um ângulo que eu não me arriscaria a desafiar se fosse você.