HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

PAPO DE BOTEQUIM: A CONVICÇÃO DE HOJE QUE É A DÚVIDA DE AMANHÃ.

Existe algo mais forte e consistente que uma convicção? Acredito que poucas coisas. Todavia no turfe, a gente é testado e com o tempo e a experiência obtida, descobre que as convicções são também passageiras. Como a água do mar, que beija diariamente a areia das praias. A gente sabe que o fenômeno se repete a cada segundo, mas as moléculas da água seriam as mesmas? Aquelas águas que você deixa chegar a seus pés em Cancun, algum dia voltarão a beijar seus pés em Ipanema?

Vó Adelina, sempre dizia, que não havia nada melhor que um dia após o outro. E é verdade. O que você afirma com convicção aqui, pode ser diferente dias depois. Pois, até as convicções parecem ser passageiras. Um exemplo? Se alguém me dissesse que algum reprodutor poderia ultrapassar o número estabelecido por Ghadeer em individuais ganhadores de grupo, até uns três anos atrás, diria ser quase que impossível. E creiam diria o "quase" apenas para me resguardar de alguma surpresa. E não é que Wild Event está a cinco de consegui-lo, com uma geração ainda por estrear, e duas em plena  atividade?

E se a gente levar em consideração, que Ghadeer foi o mais prestigiado reprodutor de nossa história e o único apoiado integralmente pelos três mais importantes haras de sua época - Santa Ana, Mondesir e Araras - e que Wild Event, além de cobrir 90% de suas éguas no Araras ainda se deu ao luxo de ter uma temporada na Argentina, isto de alguma forma não lhe diz absolutamente nada?

E se por hipótese fosse levantada a possibilidade de um reprodutor, que nunca colocou suas patas em território brasileiro, poder estar hoje - estatisticamente falando - na décima-terceira colocação empatado com Tumble Lark que aqui serviu com êxito? Alguém diria ser impossível de acontecer? Lode provou não só possível como exequível. E o que dizer de outro, que igualmente aqui nunca aportou mas que se encontra na listas dos melhores 14 pais de segunda mãe de nossa história de provas de grupo? seu nome, Logical.

E se alguém chegar para você e disser que um consagrado reprodutor, avô materno e até pai de reprodutor - um dos únicos diga-se de passagem - como Roi Normand, esteja definhando com pai de segunda mães, abaixo inclusive de reprodutores considerados bem inferiores a ele como Campero, Kurrupako e Heathen? Isto não o faria a chegar a pensar ser ele uma árvore em extinção?

Assim sendo, não creio que convicções não possam ser mudadas com o tempo. Ou será normal um reprodutor ter cinco ganhadores em sua estréia, com menos de 30 dias de iniciada a temporada?

Uma coisa aprendi nesta minha longa jornada pelo turfe, a primeira regra a se utilizar, é a que lhe garante que não existem regras e a convicção de hoje, é a dúvida de amanha.