HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

sábado, 23 de maio de 2020

PAPO DE BOTEQUIM: OBSERVAÇÃO NÃO GENIALIDADE

Secretariat

Educadamente, mas de uma forma revestida de sarcasmo, fui perguntado como pude identificar Frankel, como aquilo que poderia se transformar no novo Ribot. Resposta, não sei. Mas o certo é que acertei. E peço a devida vênia, de acrescentar que igualmente  avisei, antes de se tornaram o que foram, que Camelot, Zarkava, Sea the Stars e Justify, e creio não ter errado em nenhum. Sorry!

O único ponto que considero nesta questão é a forma de se apresentar. Explico-me. O cavalo tem um galão, e posso dizer que alguns me impressionam de um forma mais do que significativa. Isto não é genialidade. É apenas observação.

Quando ainda usava calças curtas foi colocado por minha mãe a praticar piano. Era moda nas famílias de classe média no final dos anos 50. Não tinha o menor jeito para a coisa e graças a Deus imediatamente esta falta de dom foi detectada. Mas lembro qu-e naquela época aquele que toucava de ouvido era para mim um gênio. Evidentemente que era o raciocínio de uma criança de dez anos a completar. Mas ai eu cresci, amadureci e me instrui o que me facultou a possibilidade de descobrir que gênio era Mozart, que aos cinco anos de idade compôs obras para o violino e as apresentou a realeza européia.

Sou daqueles que acho que o mundo foi muito bem feito por um arquiteto maior. Que os humanos são máquinas perfeitas. E que fomos todos criados para dar certo. Outrossim, uns dão e outros não. Paciência. E parte desta disparidade é resultante da falta de observação de alguns em relação a detalhes.


Hoje existem métodos de se medir o stride de um cavalo de corrida e são sobejamente conhecidos as angulações conseguidas por grandes cavalos como Seattle Slew 83º, Man O´War 85º, Forego 90º, Affirmed 93º, Barbaro 105º, Secretariat 110º e mais recentemente American Pharoah com 112º. Outrossim, mesmo levando-se em consideração que a extensão deste stride, seja algo poderoso de se levar em consideração, existem dois outros detalhes que me comovem; o balance e a velocidade como que o cavalo recolhe e volta a lançar suas patas.

Seattle Slew

Eu me apaixonei por Seattle Slew, que como foi visto acima, não tinha um dos mais vistosos strides. Outrossim o equilíbrio de sua postura e principalmente a agilidade com que recolhia e lançava seus membros era assombrosa. A este fator rótulo como o cavalo que gosta de correr. Aquele que se entrega a sua faina, mesmo em muitos casos não tendo a habilidade de suplantar aos demais. Da Hoss, Clackson, Gloria de Campeão, Sabinus, Sunday Silence e Romarin são alguns que tenho gravado mem minha mente de possuirem este mesmo estilo. Já Secretariat é a máquina equina de maior padrão de desenvoltura. Seu stride reune a velocidade e amplitude. O atleta perfeito. Como o eram Estrela Monarchos, Bal a Bali, Itajara, Zarkava, Frankel e Much Better.

Se eu consigo captar a mensagem que alguns cavalos me passam, e eu prove a seguir por resultados obtidos pelos mesmos em pista, que não estava errado. Paciência. Quando faço afirmativas estrambólicas ainda no inicio de sua campanha, não é genialidade. É apenas produto de muita observação. Observação esta que de vez em quando é já transmitida por um potro ainda inédito quando se movimenta. A postura de como se equilibra em movimento rítmico,  a amplitude e a constância de sua passada e a forma como amplia ou retrai seus músculos, podem ser indicadores. E ai cabe a você selecionar e torcer para que alguém acredite em você.

O resto é historinha para inglês ver.