Secretariat
Havia muito respeito para com a triplice coroa inglesa. Todavia, depois de Nijinsky se tornar triplice coroado, nem tentada mais ela foi, a exceção de uma vez por Camelot, que fracassou no St. Leger. Hoje a prova de Doncaster, não tem a meu ver valor algum. Ganha-la, simplesmente não representa mais coisa alguma.Em contrapartida a tríplice coroa norteamericana sempre foi badalada e penso eu de uma forma até certo ponto exagerada, pois a principio, - e veremos nos quadros que se seguem - não era tão improvável ter chances reais de conquista-la.
O tempo demonstrou que ganhando os 2,000 metros do Kentucky Derby, você evidenciava uma boa chance de conquistar 15 dias depois os 1,900m do Preakness. E esvaziados que ainda são, confirmar em três semanas nos 2,400m do Belmont Stakes - distância disputada pela primeira - não foi problema algum para este primeiro período demonstrado no quadro que se segue.
Seattle Slew
Quando se analisa o segundo período, entende-se que houve uma tremenda perda de stamina. Para quase um mesmo número de cavalos que pelo menos ganharam duas destas carreiras, apenas quatro tríplices coroados e o mesmo número para aqueles capazes de ganhar duas carreiras, sendo segundo em uma das três provas. 11, quase a metade, não conseguiu ganhar o Belmont Stakes.
Desta feita 15 foram aqueles a ganhar as duas primeiras provas da triplice coroa, contra nove do segundo período. Evidenciando assim uma mudança de perfil no líder da geração norte-americana.
Antigamente o champion 2yo era o virtual favorito a tríplice coroa. Depois da surpreendente derrota de Spectacular Bid no Belmont de 1979, tão somente em 2014, um champion 2yo demonstrou a capacidade de ganhar pelo menos duas provas desta tríplice coroa e se tornou tríplice coroado, American Pharoah.
Este ano, com o evento de uma epidemia o Belmont Stakes será disputado antes das duas outras provas e com sua distância limitada a 1,800 metros. Vai ser muito estranho...