Sempre li e gostei de Oscar Wild. Ele tinha um sarcasmo próprio de altíssima classe. Quando eu era jovem, e o lia, senti que ele queria mandar uma mensagem para mim e os de minha idade, quando iniciando uma frase disse: eu não sou jovem o suficiente para saber tudo... Aquilo me fez pensar, que um dia amadureceria, envelheceria mas teria que evitar apodrecer. Para tal, teria talvez que ter uma visão distinta do mundo, quando este tempo chegasse. Foi quando passei a pesquisar primeiro e emitir opiniões depois.Pois é, hoje tenho 70 anos . ou pelo menos os farei - e descubro que mais tenho que aprender com a vida e a atividade que abracei há mais de 40 anos atrás e vejo jovens recém entrados na mesma, dando aulas. São os catedráticos do nada. E porque assim comento? Os novatos olham um problema que considero de alta complexidade e imediatamente tem uma resposta simples, objetiva, insofismável e certamente equivocada, sobre o mesmo. Ai você os corrige e deles ganha na pista, e é imediatamente taxado de um cara de sorte. Mas vamos por partes.
Dois grandes leilões pela frente. Possivelmente os últimos do calendário. E haras tradicionais como referência. E muita gente ainda não se armou de uma forma conviniente. É um ano atípico e portanto com atitudes atípicas. Eu penso, que o investimento num inédito, é a ajuda que os criadores precisam para manter o equilíbrio de nossa atividade. Jolie Olimpica provou nesta última carreira, a capacidade que um criador brasileiro tem de produzir um produto que nada deve a seu coetâneo do hemisfério norte. Certo que quem a criou, não está mais ativo no Brasil, e foi ele que mais investiu a seu tempo.
Mas como os demais criadores conseguirão manter este nível de aperfeiçoamento se não vender bem sua produção e se as taxas de importação não forem retiradas do mapa. deforma que ele possa se rearmar geneticamente.
Vivi intensamente o processo de armazenagem genética que vivemos nas décadas de 80 e 90, e até a primeira deste século. Renovamos nossas lides, em termos de linhas maternas. Mas a fonte secou e estas éguas, já não são mais, em sua grande maioria, mães. E por isto pergunto:Estaríam nossas autoridades se mexendo para criar um lobby que chegue no Ministro da Economia e prove nosso ponto de vista?
Os mais jovens não viveram a transformação ocorrida nas décadas citadas. Graças a estas importações, conseguimos atingir a altura do sarrafo com êxito em nossa principal vitrine: os Estados Unidos da América. Criamos um mercado e por um breve período, uma certa respeitabilidade. Mas o mercado não é fiel. Aproveita-se da situação. Compra onde o terreno prova estar sendo mais fértil. E Jolie Olimpica é a prova viva, que o terreno é capaz ainda de produzir.
Fui jovem. Amadureci e me curei. Mas isto de maneira alguma me dá o direito de achar que tenho mais chances de quem quer que seja. E se bobear, sambo do mesmo jeito.