HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

terça-feira, 21 de julho de 2020

PAPO DE BOTEQUIM; UM GANHADOR DO 2000 GUINEAS QUE EMPLACOU


Night of Thunder conseguiu seu oitavo individual ganhador de grupo, de sua primeira geração estreada, semana passada. Não é por demais usual, um reprodutor conseguir gerar, principalmente em se tratando de sua primeira geração a oito ganhadores de grupo.  Na Europa, menos ainda. Todos, sem exceção o fizeram até aqui na mais baixa graduação. Não importa. Ganhar um grupo 3 na Europa é algo bem difícil de se conseguir.

Sempre me encantei com Night of Thunder, por seu fisico. Ele parece ser um cavalo perfeito, pelo que acompanhei na televisão. E dono de uma expressão que chega até a perturbar. Mas uma das coisas que me chamam a atenção é ser ele produto do cruzamento de Dubawi com uma égua Galileo, logo o encontro entre os dois mais importantes reprodutores do momento em território europeu. O que para um cavalo que não custou mais do que 32,000 Guineos, deve causar duvidas. Mas onde poderia estar o caroço neste angu? Alguns diziam ser sua intempestiva atitude e sua eterna inconstância de agir.

Ele descendia de um ramo da 2-n, uma familia materna que já se provou tanto em pista como no breeding-shed. Talvez o fato que em sua pagina no catalogo de vendas, suas três primeiras mães
não conseguissem ocupar meia página sequer. Talvez seja esta a verdadeira razão. Mas sua quarta mãe era a champion 2yo e ganhadora do Irish 1,000 Guineas, Forest Flower, um das preciosidades criada por Paul Mellon.

Note-se que a 2-n foi sempre um prioridade nas escolhas de Paul Mellon. Trata-se da mesma família de sua égua base, Key Bridge.


Não pode ser dito que foi um cavalo fora de série, pois, venceu apenas quatro de seus 11 saídas oficiais à pista. Todavia, em uma delas me provou ser um cavalo diferenciado. Pelo o que aprontou nos metros finais da carreira. Foi nos 2,000 Guineas, onde bateu entre outros a Kingmen, Australia, The Grey Gatsby e Kingston Hill. Você verão no video que se segue, que foi uma carreira esquisita em todos os sentidos, a começar que seis de seus participantes optaram pela cerca de dentro, e sete pela de foram. Kingmen o favorito corria quieto entre os de dentro, enquanto Australia parecia dominar os de fora.

Há pouco mais de 100 metros do disco, Kingmen assumiu a ponta de Australia, e eis que vindo do nada e saindo do grupo de de dentro, numa diagonal de 45% para fora -  que virtualmente o fez perder metros preciosos - surgiu Night of Thunder, dominando a carreira de forma categórica. Todos ficaram estupefatos. Do locutor aos juizes de chegada. Mas Night of Thunder foi feito vencedor, e sempre é bom lembrar que Kingmen depois viria a ganhar o Irish 1,000 Guineas, Australia e Kingston Hill, fizeram respectivamente primeiro e segundo no Derby de Epsom e The Grey Gatsby venceu o Derby francês. Logo era uma turminha braba!





Até o presente momento Night of Thunder não recebeu éguas de grande padrão clássico em pista. E mesmo assim já demonstrou pelo produzido em sua primeira geração, sua potencialidade. Percebo que gosta de reprodutoras descendentes de Northern Dancer, - do qual sete de seus oito ganhadores de grupo descendem - principalmente pelo segmento Danzig-Green Desert.- dos quais três de seus oito ganhadores de grupo descendem. Como pode ser notado no quadro que se apresenta a seguir.