HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 20 de julho de 2020

PAPO DE BOTEQUIM: UMA SINFONIA INACABADA - TERCEIRA PARTE




François Dupré

O segundo ponto que citei, é o fato de você nunca se deixar tomar pela prepotência.  ganhar coisas importantes não lhe garantem de maneira alguma, que você ganhará no futuro outras coisas importantes. Assim, você tem que estar aberto ao conhecimento e ficar ciente que sempre haverá alguém aprendendo e justamente é este alguém que tranquilamente pode ultrapassa-lo, quando você mesmo esperar. repito, não é porque você ganhou com produtos selecionados por vocês importantes carreiras no mundo, que esta ventura estará sempre a seu lado. Things change. Diriam os norte-americanos. Você tem que estar updated. saber a cada dia o que está acontecendo no mundo. Moro em um quarto e sala em Hallandale Beach, mas sou habitante de um planeta. Logo tenho que me preocupar com o que acontece  no planeta. pois da mesma forma que o bom cavalo pode vir de qualquer lugar, também acredito que um ensinamento possa vir de onde você menos espera. E, somando a todas a estas dificuldades, torcer ainda para que o cavalo certo possa passar pela sua frente e que você tenha a capacidade de nota-lo e seu cliente acredite no que você está fazendo.



Tive o inolvidável prazer de passar uma tarde ne Virgnia com um dos homens de maior clarividência dos aspectos da vida que conheci: Paul Mellon (acima foto por mim tirada de Paul Mellon). Ele era um aqueles que acreditava que do bom com o bom há de vir o melhor, coisa que confesso ainda ter dúvidas, Mas ele eliminava a possibilidade de estar errado de uma forma firme. Quando chegava a conclusão que determinado elemento não funcionava positivamente, eliminava-o de todos os seus pedigrees, ao custo que fosse. Numa determinada hora de nossa conversação, tomei coragem e perguntei, o que lhe dava esta certeza e ele sorrindo respondeu: olhe em volta de você e veja toda esta arte que colecionei através dos anos. Olhei em volta e estava na verdade cercado de grandes pintores e escultores. E ele complementou. Se eu colocar algo que não seja do mesmo nivel, não desvalorizará a coleção? Recolhi-me a minha insignificância. E ele notando que poderia ter me apequenado, complementou: você está certo. Em um ou dois casos, poderei estar errado. Mas tempo não é um bom aliado aos da minha idade. Ele veio a falecer dois anos depois de nosso encontro.

Abro um parênteses. Sem querer fazer qualquer tipo de comparação, vibrei com o que o Figueira do Lago consegui esta finda temporada. Vocês já mediram o grau de dificuldade que é bater o Haras Santa Maria de Araras numa estatística de criadores? Pois, este movimento nada teve com a sorte como exemplifiquei semanas atrás. Foi confiança do desafio e a resiliência na luta, quase que inglória, que fez as coisas acontecerem. Não creio que esta sinfonia possa se considerar acabada. Ela escreveu apenas um capitulo. Outros virão. Contudo, o que me chama a atenção é o poder do desafio, em um turfe que hão de convir, não o incentiva a basicamente nada, ter um objetivo maior, para mim é um must. Uma meta, acreditada como inatingível. Principalmente para alguns, que como eu conhecem a dificuldade da mesma. Fecho parênteses.

Onde quero chegar? O trabalho de quem seleciona é uma eterna sinfonia inacabada, seja você Paul Mellon ou o Zé da Couves. E ainda como disse, você terá que ter a consciência que quando sair de suas mãos aquilo que selecionou, ainda ele irá ser lapidado pelas mãos de outros profissionais. Contudo, o mais importante de tudo é você manter sua capacidade de decidir, intacta. Não dá para se levar pela indecisão. A inércia o corroerá e levará a sua confiança para o brejo. Dai eu ter o direito de pensar que a estrutura do pedigree da mãe possa ser o elemento a diferenciar o joio do trigo. Não há 100% de garantia, mas pelo menos 75%. 




Uma vez perguntaram a William Woodward (foto acima) - leia-se Belair Stud - se ele se achava certo em criar cavalos para correr dos dois lados do oceano, ao que ele respondeu com a confiança de sempre. Eu tenho os meus métodos, outros tem os seus. Faço de suas palavras as minhas. É a pista, e somente a pista, que decidirá qual sinfonia terá o melhor requinte. Mas qualquer que seja o resultado, ela só será grande se for inacabada...


Quem sabe um dia este artigo terá a sua quarta parte,