HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 26 de julho de 2020

PAPO DE BOTEQUIM: VENCEU MAS NÃO CONVENCEJU

Maximum Security para os norte-americanos é o Supermax Control Unit of Prisons. Mas para nós turfístas, um tremendo cavalo de corrida.

Certos assuntos soam para mim, um tanto desagradáveis de serem discutidos. São reais, porém não me parecem naturais, pois, atentam diretamente contra aquilo que acredito ser a verdadeira constituição da atividade: a credibilidade. Não sou expert na questão, todavia não sou também expert em matar alguém, mas sei no erro fundamental que isto se constitui.

Maximum Security sagrou-se, com todo o direito, o champion 3yo de sua geração. Digo com todo o direito, pois, assim o fez merecer pelos resultados obtidos, embora eu teria votado - se ainda tivesse este direito - em Omaha Beach, que também mostrou-se um elemento diferenciado. Todavia o cerne da questão, hoje está no fato de que seu antigo treinador - aquele que o fez champion - Janson Servis, ser hoje alvo de investigações. Na verdade ele que foi enquadrado pelo FBI acusado de uso de substâncias proibidas que até que possam provar ao contrário, aumentam bastante a capacidade de desempenho de um atleta equino. Foi pego, perdeu o cavalo e é alvo de pesadas acusações. Mas o passado, infelizmente não se apaga. Aqui n'ao tem PT.

E a pergunta que ficou no ar, foi a seguinte; teria ou não o uso destas substâncias influenciado na brilhante performance de Maximum Security ate aquele momento? Uma vez o dr. Linneo de Paula Machado me disse que aquilo que chamam de uma "dopagem"  num cavalo de corrida, aumenta sua capacidade de desempenho e resistência por alguns metros. Só que metros neste patamar de disputa podem fazer uma tremenda diferença. O que em outras palavras quer dizer que não é dando para a mesa de sua sala certa medicação que fará dela um cavalo de corrida. Mas sendo dada a um já bem dotado, poderá melhora-lo um ou dois corpos em seu desempenho final, na mais alta escala competitiva.

Muda-se o treinador e é definido outro para o cargo, este sim muito bem quisto pelo mercado, mas que vem de uma suspensão marota, por suspeita de uso de medicação proibida e do qual foi recentemente condenado a cumprir uma suspensão branda, para muitos aplicada pelo simples fato de ser um queridinho deste mesmo mercado que até que provem ao contrário, tem como obrigação zelar pela credibilidade da atividade.



Pouco antes de todo este entrevero se tornar uma realidade, Maximum Security tem parte de seus direitos vendidos por soma milionário para um dos grupos de maior investimento do mercado internacional: a Coolmore. E com as cores, normalmente defendidas por Mike Tabor vence a prova de maior dotação do turfe mundial, a Saudi Cup. Logo interesses que já eram grandes, tornaram-se monumentais. Veio o escândalo e o cavalo foi trazido de volta a pista para dar continuidade a sua campanha.

Escolheu-se a dedo uma volta "amena" de Maximum Security, visando seus dois objetivos maiores: a Pacific Classic e a Breeders Cup Classic. E no San Diego de Delmar, ante enfrentamento, que considerei por demais tranquilo, ele vence contudo não convence. 

Midcourt que dele perdeu na fotografia, não é um cavalo de alta expresão. E Higher Power, que chegou a seguir - treinado pelo mesmo profissional responsável pelo segundo colocado - embora tenha vencido o Pacific Classic do ano anterior, nunca foi visto como um cavalo de alto patamar. resumindo, mesmo voltando de longa inatividade, esperava-se uma vitória do champion 3yo por vários corpos.

Logo a batata assou.

Será que Maximum Security sem os tratamentos ministrados por seu anterior treinador, não é o mesmo cavalo de corrida? 

Isto para sua imagem, e principalmente para os interesses da Coolmore que nele fez um alto investimento, afetam em muito seu valor no mercado. O pai de Maximum Security, vendido que foi para interesses brasileiros, foi revendido para o Japão, com o maior lucro já aferido para o mercado local. Será que nossos queridos senhores de olhos puxadinhos adquiriram gato por lebre?

Maximum Security ganhou o Kentucky Derby e depois foi desclassificado, de uma maneira igualmente marota, que não agradou a seus proprietários bem como a grande parte do mercado. Uma batalha judicial permanece sendo travada. Assim sendo, este cavalo, de qualidade maior - mas hoje discutida - acredito que precise ganhar sua próxima carreira, primeiro de alguém conceituado e preferencialmente de maneira mais convincente, para que estas duvidas sejam dissipadas de uma vez por todas, senão isto prejudicará sua imagem futura no breeding-shed.

No mesmo dia Enable, que fazia sua segunda apresentação de sua campanha de seis anos, mais uma vez fez história vencendo, conseguindo aquilo que nenhum outro cavalo havia conseguido: ganhar o terceiro King GeorgeVI and Queen Elizabeth Stakes. Ela. também em sua volta, claudicou, mas perdeu para um cavalo que está sendo considerado no pico de sua forma. Situações completamente distintas.

Vamos aguardar, pois, esta história ainda terá seus desdobramentos.