Analises devem ser feitas, não por gostos meramente pessoais, mas sim, baseadas em insumos sólidos, inicialmente coligidos de forma quantitativa e separados a seguir entre si, por detalhes qualitativos. Isto a meu ver, em se tratando de transmissão de classe.
Levando-se em conta estes fatores, há de se aceitar o fato que a tribo Northern Dancer é ainda, a mais sólida e a menos vulnerável a uma possível extinção. Como a de Mr. Prospector, projeta-se com cinco filhos , e parece a mim claro que as então um dia frondosas linhas de Lyphard, Vice Regent e Nijinsky se foram e a de Nureyev em vias de ir.
Danzig, Sadler´s Wells e Storm Bird parecem estáveis e em pleno desenvolvimento. Mas por quanto tempo? A de Try My best, apagada no inicio de século reagiu e demonstrou entre os sprinters que pode vir a resistir pelo menos por um médio período.
Impressionante como o segmento War Front vem se desenvolvendo e o surgimento de Into Mischief pode ser considerado surpreendente. No mais, os irmãos maternos Galileo e Sea the Stars, demonstram serem a mais forte corrente de transmissão. Seria o efeito Urban Sea? Principalmente Galileo que conta nesta temporada no hemisfério norte com nada menos que seis individuais ganhadores de graduação máxima.
Northern Dancer
.....Danzig
..........Danehill
...............Champs Elysees (4)
...............Exceed and Excel (3)
...............Kodiac (4)
...............Multidimensional (4) *
..........Green Desert
...............Cape Cross
....................Sea The Stars (7)
.........................Sea the Moon (4)
...............Invincible Spirit
....................Kingman (5)
...............Oasis Dream
....................Showcasing (3)
..........War Front (4)
...............Declaration of War (3)
...............The Factor (3)
.....Nureyev
..........Polar Falcon
...............Pivotal
....................Excellent Art (3) *
.....Sadler's Wells
..........Galileo (17)
...............Australia (3)
...............Frankel (4)
...............New Approach (4)
...............Teofilo (5)
.....Storm Bird
..........Storm Cat
...............Giant's Causeway (3)
....................Shamardal (5)
.........................Lope De Vega (3)
...............Harlan
....................Harlan's Holiday
.........................Into Mischief (8)
...............Hennessy
....................Johannesburg
.........................Scat Daddy (3)
.....Try My Best
..........Waajib
...............Royal Applause
....................Acclamation (3)
.........................Dark Angel (3)
* India
Todos sabem das mutações que o turfe sofre, principalmente se levarmos em consideração, o fato que reprodutores entram em moda enquanto outros até então em moda, entram em desuso.
Alguém no inicio do século passado duvidaria que St. Simon era forever? Ou no meio do século que Hyperion antes do final do mesmo estaria off-broadway? Pois bem, eles criaram a Broadway e foram dominados por outras tribos e expulsos das posições superiores nos pedigrees clássicos do hemisfério norte.
O que a história nos ensina? Que qualquer que sejam as expectavas, eles devem ter como horizonte o curto e o médio prazo. Do contrário seu projeto pode embarcar na canoa errada e se perder na primeira queda de águas. Sinto que apenas a tribo de Northern dance pode ser vista como algo sólido a longo prazo. Deixando o ceticismo de lado, possivelmente também a de Native Dancer. A pergunta que não pode calar, é qual das duas, Nasrullah e Hail to Reason, poderá subir de produção e assim almejar um longo prazo de vida útil nas partes superiores dos pedigrees clássicos modernos? Haverá uma reação dos In Reality? esta reação será suficiente?
Notem que as consideradas quase extintas tribos de Domino, Rough N Tumble e Blandford, chegaram a reagir por intermédio de Broad Brush, Holy Bull e Monsun. Mas por quantas gerações esta resistência sobreviveu? Prosperaram? Acredito que não. Então para que recorrer a erros anteriores?
Na América do Sul ainda podemos nos dar ao luxo de tentar, dada a falta de genética na qual somos obrigados a viver. Outrossim, não seria também uma razão pela qual o reprodutor nacional não consegue se firmar como sire e muito menos como sire of sires? talvez Clackson, seja um dos exemplos mais gritantes. Acontecerá o mesmo com Wild Event?
Quem viver, verá.
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS REGINA
HARAS FIGUEIRA DO LAGO

NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA

HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle
HARAS CIFRA

HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO