Um leitor que se disse apolítico, mas pelo raciocínio lógico como fez sua pergunta parece ter paixões incontidas pelo PT, comentou que eu demonstrava ter criticas ao PT, e não parecia ver as coisas boas feitas por este partido. Não haveria nenhuma, perguntou ele? Talvez ele tivesse razão e puz-me a pensar. E olha que pensei, pensei, repensei e conclui que não. Afinal verdadeiramente não consegui achar absolutamente nada de bom feito pelo PT.
O FHC pegou no governo Itamar um pais combalido vindo do Collor e o entregou 8 anos depois, um pais muito melhor. Ai o PT, e lula que pegou pobre um pais rico, o entregou rico a Dilma um pais já em vias de empobrecimento. Entregar a Dilma algo que seja superior a uma máquina de lavar é como dotar uma criança de quatro anos de um metralhadora carregada de balas. Esta pegou este governo combalido e sete anos depois foi convidada a sair, pela porta dos fundos, numa situação ainda muito pior. Logo, o que fez o PT de bom? Além de corrupção. aparcelamento e demagogia, creio que absolutamente nada!
Incentivou o ensino superior, quando nosso grande problema sempre foi a alfabetização e o ensino de primeiro e segundo grau. Com acesso e fartura de boas escolas publicas - processo norte-americano - você não precisa criar um sistema de cotas que de privilégios ao menos dotado, para as faculdades, pelo simples fato ele pertencer a uma minoria. Boas escolas representam boas formações acadêmicas e assim pobres e ricos passam a ter as mesmas chances em um vestibular. Como aqui nos Estados Unidos a juventude tem acesso as principais universidades. Aprendi em arquitetura que qualquer projeto para dar certo tem que ser de baixo para cima e de dentro para fora. Não como o PT achou que seria a forma mais vantajosa. De cima para baixo e de fora para dentro. A tentativa de formar universitários, naquilo que acreditam serem profissionais de baixo padrão, é piada de salão.
E para terminar com uma discussão que não nos ia levar a lugar algum, afirmei que pouco entendia de politica, mas para mim estava claro que o Lula era um ladrão, a Dilma uma analfabeta, o Dirceu um canalha e que o PT conseguiu uma coisa difícil de ser conseguida. O desprezo de toda uma população.
No turfe e principalmente na criação de seus artistas - os cavalos de corrida - sua formação também se faz de baixo para cima e de dentro para fora. São as linhas maternas e as tribos que moldam o pedigree, daquele que será o artista. Mas é a qualidade dos mesmos ou a forma como estes são cruzados que definem os protagonistas dos coadjuvantes. Enquanto não aceitarmos este fato, continuaremos onde sempre estivemos: em lugar algum.
Hoje tenho levantado, desde o inicio da adoção das provas de grupos como forma de categorizar nossos corredores, as famílias, por sua produção de individuais ganhadores de provas graduadas,
Com os dados compilados até o final de Julho, apenas 20 ramagens foram capazes de produzir mais de 30 individuas ganhadores de grupo até o presente momento. Duas considero excepcionais, 13-c e 14-c. De a muito tornei isto publico. Alguém pediu a seu agente para achar um Pretty Polly? Ou como de sempre apelou que queria uma filha do fulano ou beltrano? Dez segmentos destes que chamo de famílias, as reputo como muito boas. E oito seriam boas no processo de melhoramento continuo.
Abro um parênteses. Ontem a noite foi realizado um leilão de treinamento e entre os oferecidos havia um Wild Event na linha 13-c, de fisico nota de 10 e se não teve uma campanha mais brilhante, o fato se deu, por não ser um cavalo 100% são. Pois bem, o que posso dizer é que Fillmore foi um dos mais corajosos cavalos que já selecionei. Tinha aquela vontade de ganhar que caracteriza grandes garanhões. Seus filhos certamente estariam em minha lista de inspeções. Mas foi defendido por R$6,000. Um pouco mais de US$1,000. O que demonstra o apreço pelo qual o mercado se pauta por aquilo que é nosso. Fecho parênteses.
Assim sendo levantar esta linhas antes de fazer sua short list me parece um ato de inteligência. No mínimo de cuidado. Você adquirir um elemento cuja linha tronco produziu 78 protagonistas, já é significativo em relação a outra que produziu 32. E olha que estamos nos reportamos a duas linhas , a 13-c e a 5-h, consagradas em termos mundiais. Agora imaginem comparar a que tem 78 com outra que tenha para o mesmo período produzido menos de 10? Amigos, estamos nos reportando a quase 50 anos de pesquisa, com mais de centenas de provas disputadas de grupo por ano. Desculpem, mas 10 não representa absolutamente nada!
O elemento de linha inferior poderá ser o protagonista e o da 13-c, o coadjuvante? Claro que sim. Mas em que proporção? Um em dez? Dois em oito? Não sei, mas acredito que seja por ai. E o mais importante, você tem seu conhecimento e olhos para julgar e decidir. Logo a inspeção pode separar o joio do trigo.
Números são apenas números. Sei disto. Como também sei que eles também refletem tendências. Mas penso que da mesma forma que um a gestão que dá opção maior ao ensino universitário em detrimento ao fundamental, num pais com um dos maiores índices de analfabetismo, estará fatalmente fadado a depender de um sistema de cotas, sistema este que acabara por optar pelos maus profissionais representantes de minorias, e que cada vez mais transformarão estas minorias em algo maior, até se transformarem em maioria e virarmos uma outra Venezuela.
Mas se você quiser apostas no coadjuvante que está dando pinta que poderá vir a se transformar num protagonista, especial atenção a meu ver deve ser dada a aquela ramagem que trás um número substancial de individuais ganhadores na esfera maior. E das 22 que geraram até aqui 10 ou mais destes elementos, dez aparecem como honestas opções. Pesquisem e chegarão até elas.
Levantem os dados e constatem. Isto é que acredito ser construir um conceito seletivo de cima para baixo. O mesmo que me ajudou a selecionar os produtos listados abaixo.
Excepcionais (4)
Wild Event e Become Winner - 13c
Sta. Maria de Araras
Sta. Maria de Araras
Wild Event e Really Winner - 13c
Sta. Maria de Araras
Forestry e Vizcaina - 13c
Estrela Nova
Sta. Maria de Araras
Forestry e Vizcaina - 13c
Estrela Nova
Wild Event e Rescue Force - 14-c
Sta. Maria de Araras
Muito Boas(1)
Drosselmeyer e Pippa - 9e
Old Friends
Boas (1)
Drosselmeyer e Olympic Special - 8h
Regina
Emergentes (4)
Sta. Maria de Araras
Muito Boas(1)
Drosselmeyer e Pippa - 9e
Old Friends
Boas (1)
Drosselmeyer e Olympic Special - 8h
Regina
Emergentes (4)
Wild Event e Full Force - 3-i
Sta. Maria de Araras
Catch a Flight e Vanua Levu - 9f
Sta. Maria de Araras
Sta. Maria de Araras
Catch a Flight e Vanua Levu - 9f
Sta. Maria de Araras
Gloria de Campeão e New Celina - 9f
Fronteira
Hat Trick e Azarenka - 4r
Rio Iguassu
Drosselmeyer e Parnaioca - 20
Old Friends
Put it Back e Are Baba - 20
Sta. Maria de Araras
Hat Trick e Valsinha - 20c
Santa Rita da Serra
Fronteira
Hat Trick e Azarenka - 4r
Rio Iguassu
Drosselmeyer e Parnaioca - 20
Old Friends
Put it Back e Are Baba - 20
Sta. Maria de Araras
Hat Trick e Valsinha - 20c
Santa Rita da Serra
Setembro Chove e Maui - 2w
Joaquim Antunes no São José da Serra
Joaquim Antunes no São José da Serra

