Tamanho, em minha opinião, nunca foi documento, entre cavalos de corrida. Muito menos sexo ou peso. O grande cavalo pode vir de qualquer lugar e ter qualquer formato. Mas o que faz para mim, um grande cavalo de corrida? Eu diria que vários fatores.
Seabiscuit, Northern Dancer e Hyperion, são exemplos de cavalos considerados pequenos que barbarizaram o mercado. E a exceção do primeiro, os dois outros confirmaram no breeding-shed seus predicados transformando-se em chefes re raça. E o mais importante, produzindo cavalos, na sua grande maioria das vezes, bem maiores que eles.
Partindo-se do sentido métrico que one feet é o mesmo que 0,3048 metros, 28 feet serão, mais de oito metros. Precisamente o stride de Man O'War (foto abaixo), ao qual os norte-americanos consideraram ser seu melhor cavalo de corrida. O que seria o stride? A distância pela qual um cavalo em pleno galope se lança, medida na forma de quando coloca suas patas dianteiras no chão e volta a tocá-la metros depois. Qual então seria o stride normal de um cavalo de corrida? Eu diria que 20 feet. Pouco mais de seis metros.
Mas seria o stride o mais importante, ou o numero de strides que um cavalo é capaz de reproduzir em uma carreira? Um elemento para ser considerado fora de série é capaz de gerar mais de 160 strides por minuto de corrida. Como Secretariat o fazia, ele que por exemplo apresenta uma das maiores ângulos de strides 110º. Maior o que de Man O´War. E só suplantado por American Pharoah, se não me engano. Mas como se Man O´War tinha um menor angulo e uma maior stride? Impulsão.
Evidentemente que para se chegar a 160 strides por minutos, vários outros fatores são importantes. os quatro principais a meu critério, são ritmo de respiração, poder circulatória, O tipo de fritas musculares e capacidade pulmonar de reposição de ar e eliminação de gás carbônico. Como isto pode ser detectado? Correndo o cavalo. No olho, quando inédito, denotando a capacidade de movimento das fibras. Por isto os leiloes de cavalos medidos no cronômetro são tão populares atualmente.
E onde entra a velocidade? O mais veloz quarto de milha é capaz de fazer 55 milhas por hora o que equivale a mais de 88,5 quilômetros por hora. O mais veloz Thoroughbred que se tem noticia, já até hoje medido foi Winning Brew, que estabeleceu 43,97 milhas por hora, em um percurso de 400 metros, o recorde em Penn National. O que seriam 79,76 quilômetros por hora.
Quando esta velocidade é levada através de um distância média, ela cai em se tratando de um cavalo acima da média, para 35 milhas por hora. Os ganhadores do Kentucky Derby em média exerceram 37 milhas por hora. Secretariat, o recordista até aqui desta prova, o fez com 38 milhas por hora, out seja quase 62 quilômetros por hora.
Todos estes dados tem como base o turfe-norteamericano. Concordo que é difícil de se explicar, mas ainda mais difícil de se entender. Logo, tem que se ter um sentido comum. E dançar conforme a música.
Quando você examina um inédito que será colocado a venda, usa seu conhecimento de pedigree e sua experiência em outras análises físicas para imaginar que possa estar a frente de algo distinto. Por isto, se você atingir um percentual de 20% de acerto em provas de grupo, ele deve ser rotulado de astronômico.
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS REGINA
HARAS FIGUEIRA DO LAGO

NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA

HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle
HARAS CIFRA

HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO