Goethe dizia que era urgente ser paciente. Quem milita no turfe, seja no lugar que for, sabe que a paciência é o mais importante sustentáculo da atividade. Nada acontece de repente, a não ser a exceção. A regra necessita de uma concepção básica de idéia, o desenho de um projeto e a montagem de uma equipe que leve adiante este projeto. O tempo do projeto vir a dar certo, depende de três fatores: paciência, paciência, paciência.
Para muitos parece ser complicado. Muita frescura e muito blá-blá-blá-blá. Cada um tem o direito de achar o que quiser. Mas a Coolmore que há 30 anos atrás era apenas uma idéia, e hoje é um domínio. Como começou? Com uma idéia. Com um treinador como Vincent O´Brien (foto de abertura) que pensava alto e via longe. Quando, poder-se-ia pensar que a Irlanda dominaria o cenário mundial? Que venceria, no mesmo fim de semana, com produtos criados em seu território, o os derbies e Oaks franceses e ingleses e de quebra o Eclipse Stakes. Tendo que para isto, neste último caso, ser batido um mito: Enable.
O que fez a Coolmore ser basicamente a Coolmore? Uma idéia de Vincent O´Brien e um projeto de seu genro John Magnier (foto a seguir)
Primeiramente de nos Estados Unidos ir selecionar os melhores potros. Traze-los para correr na Europa e depois de consagrados em pista, revende-los aos Estados Unidos por 10 a 20 vezes mais, o valor da aquisição. Inicialmente o objetivo era fazer cash. A seguir, financiados pelos seus próprios ganhos e com o apoio de um milionário]ario, Robert Sangster, de não mais revender, mas sim trazer para dentro de seu território aqueles reprodutores que anos atrás eram exportados para os EUA, sindicalizados tão logo venciam uma importante carreira. A seguir, procuraram financiadores no mercado, pois, tinham agora uma equipe formada e uma metodologia testada e bem sucedida. Precisavam crescer e aprimorar aquela idéia inicial, numa operação constantemente bem sucedida. E para crescer necessitavam de dinheiro. Muito dinheiro, e ai as participações primeiro de Robert Sangster (foto a seguir) e posteriormente de Mike Tabor (foto de fechamento com Aidan O´Brien) foi a alavanca para o sucesso.
Hoje eles possuem quase que um monopólio do mercado, mesmo tendo que enfrentar outros grandes, como a Godolphin, a Juddemonte e Aga Khan, Só neste século, nove ganhadores do Derby. Vocês já imaginaram o que ]e ganhar nove Derbies em Epson?
Galileo - 2001
High Chaparral - 2002
Pour Moi - 2011
Camelot - 2012
Ruler of the Word - 2013
Australia - 2014
Wings of Eagle - 2017
Anthony Van Dick - 2019
Serpentine - 2020
No século passado, quando ainda associados a Robert Sangster, um recordista da prova Golden Fleece e The Minstrel. E com isto passaram a ser os lideres na criação européia.
Vocês já levaram em consideração o número de estatísticas para reprodutores ingleses por prêmios ganhos, por eles conseguidas?
Sadler´s Wells - 14
Galileo - 11
Danehill - 3
Caerleon - 2
Danehill Dancer - 1
Be My Guest - 1
Somem, são 32 por reprodutores sediados em suas dependências. É simplesmente um absurdo. Mas absurdo ainda é o simples fato de 1990 para cá nenhum outro reprodutor sediado fora de seus domínios ter conseguido vencer um estatística inglesa de reprodutores, sequer,
E tudo saiu de uma idéia, de um projeto e de uma montagem de equipe. Onde a paciência foi um dos fatores primordiais.
SE VOCÊ NÃO GOSTA DE TURFE, PROCURE OUTRO BLOG. A IDÉIA AQUI NÃO É A DE SE LAVAR A ROUPA SUJA E FAZER POLITICA TURFISTICA. A IDÉIA AQUI É DE SE DISCUTIR TEORIAS QUE POSSAM MELHORAR A CRIAÇÃO E O DESEMPENHO DO CAVALO DE CORRIDA. ESTAMOS ABERTOS AS CRITICAS E AS TEORIAS QUE QUALQUER UM POSSA TER. ENTRE EM NOSSA AERONAVE, APERTEM OS CINTOS E VISITEM CONOSCO, O INCRIVEL MUNDO DO CAVALO DE CORRIDA, ONDE QUERENDO OU NÃO, TUDO É PRETO NO BRANCO!
HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo
HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira
HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...
HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS
HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade
HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO
STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr
JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO



