HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

PAPO DE BOTEQUIM: AONDE NOS LEVA A IMPROVISAÇÃO


Foi noticiado que o haras La Pomme encerrará de forma definitiva seu trabalho na criação argentina este Novembro, concentrando-se no Uruguay e nos Estados Unidos. Qual a razão? O governo, o Covid-19?

Não sei. Mas parece ser irreversível.

Não dá para se improvisar e muita improvisação leva a derrocada. O la Pomme, foi um projeto audacioso, mas que em minha opinião não rendeu o que deveria render, embora haja mais de 25 ganhadores de grupo entre os elementos por eles criados. Arrisco a afirmar que Gentleman, num patamar bem acima e no imediatamente abaixo Asidero, Winning Prize e Painter, foram os pontos mais altos por eles obtidos. O que para mim é pouco, levando-se em conta o investimento adotado. E não poderia ser esquecida a vitória de Lord Grillo, um ainda 3 anos, sobre Silver Charm, no Malibu Stakes (G1).

Mas em meu modo de ver, ele não chegou ao mesmo patamar de outros grandes centros de criação argentinos. O turfe é exigente. Não importa, o grau de investimento. Você tem que ter o diferencial.

O Flamengo, deu uma improvisada ao trazer um auxiliar técnico de um grande técnico de futebol, e parece estar pagando por seus pecados.  Mas há de se levar em consideração que vários outros foram tentados e simplesmente nenhum deles quiz vir. O que veio, fritou. Pois, ele não tinha o diferencial, que Jorge Jesus provou ter. Seria o mesmo de contratar o chofer de Federico Tesio, para gerenciar seu projeto turfístico, mesmo levando-se em conta ser ele o maior confidente do grande criador italiano.

Um haras se monta com suas linhas maternas, e estas não se formam em curto período de tempo. Houveram alguns no Brasil, que iniciaram um processo de adquirir todas as éguas ganhadoras de grupo no pedaço e os dois últimos estabelecimentos que se utilizaram deste expediente, fecharam suas portas de forma melancólica. E é bastante simples de se entender. Se ganhadoras de grupo fossem as melhores reprodutoras, não haveria chance para as outras meras mortais. E mesmo dentro do principio das grandes linhas troncos erigidas por famílias bem sucedidas, existem mensageiras que levam o trabalho adiante e outras que não. Empacam.

È com muita tristeza ver algo tão forte como o La Pomme encerrar suas atividades na Argentina. Mas afirmo que foi ainda muito mais triste ver no Brasil, o mesmo acontecer com o Santa Ana, o São José e Expedictus, o Guanabara, o J. B. Barros, o Sideral, o Inshalla com seus titulares ainda vivos, depois de décadas de um sucesso, a meu ver, bem superior que o La Pomme na Argentina. Ver o Equilia e o TNT, transferirem suas atividades para outros países, como o la Pªomme está fazendo, também me pareceu doloroso.

A grande verdade, é a exceção do Chile, - cujo turfe me parece fictício já que dominado que é por uma família - está em ascensão. Todavia, mesmo esta ascensão hoje visível e respeitada, só se deu por uma mudança radical de rota. Não pela manutenção de uma improvisação. Eles terem deixado a improvisação anterior de importação de reprodutores de grandes pedigrees mas de campanhas pífias, por investimentos sérios capitaneados por Scat Daddy, fizeram toda a diferença.

A fórmula é conhecida. Logo, é preciso apenas ter a coragem de leva-la adiante.