HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

PONTO CEGO; A OBRA DE ARTE




Existe beleza em todos mínimos detalhes. Seja num sorriso, num poema, num texto, numa pintura, numa obra arquitetônica. Porque não haveria de ter um um pedigree, que não deixa de ser um projeto genético.

A escada projetada por Leonardo da Vinci para o Chateau de Chambord data de 1516 (fotos de abertura). Velhinha não? É até hoje para mim, o grande marco da arquitetura.

A fachada do Musical Hall de Vichy inicialmente construída em 1898 como Theater de l´Alcazar e refeita em 1904 por Antoine Chanet para em 1910 ser finalmente batizado como o Musical Hall Elysée-Palace, é outro tipo de construção, igualmente marcante em todos os seus detalhes.

Estilos distintos, mas impactantes em suas diferentes formas.

Tesio, impôs um outro parâmetro na feitura de seus pedigrees, embasados em linebreeds, que na época em que os formulou, não poderia ser assimilado por ninguém. Por isto suas compras em Tattersall de éguas que pouco ou nenhum apelo comercial tinham, passaram a chamar a atenção de todos. Seria aquele velho ranzinza italiano, dotado de muita sorte? Afirmo que não. Se há uma coisa que nunca lhe faltou foi conhecimento e certeza para onde apontava seu nariz.


Analisando-se o pedigree de Ribot - em minha opinião sua obra maior - pouco ou nada se nota. Contudo quando elevamos este mesmo pedigree a nove gerações, descobrem-se pelo menos quatro linebreeds de real importância:

St. Simon - 13 linhas de St. Simon, sendo 10 por distintos mensageiros, sendo 6 machos e 4 fêmeas. Coisa que vinha se desenvolvendo com seu pai Galopin que conta com 24 linhas sendo 12 distintos mensageiros, sendo 3 machos e 9 fêmeas.

O mesmo pode ser visto em relação a Hampton com 14 linhas, sendo 9 por distintos mensageiros, sendo 5 machos e 4 fêmeas.E em relação a Stockwell com 18 linhas, sendo 11 por distintos mensageiros, sendo 5 machos e 6 fêmeas. Uma verdadeira obra de arte.

Tesio era um amante das artes e fez da criação de cavalos de corrida a sua arte. Nearco não ganhou o Arco do triunfo como o rodapé da foto afirma. Ganhou algo, na época de muito maior importância, o Grand Prix de Paris, batendo aos ganhadores dos derbies da Inglaterra, Bois Roussel e da França, Cillas.


Cavalos de corrida, são obras de arte. Poucos são os casos, que o sucesso vem por acaso. Podem ser contados nos dedos quando eles pintam no ar. Aquele a quem considero os pais da criação européia, tinham métodos distintos, que os levaram ao sucesso. Mas Tesio, com muito menor investimento que Lord Derby, Marcel Boussac e o velho Khan, foi o que mais senso imaginativo usou em proveito próprio.


Agora analisem os linbreeds destes dois derby winners em relação a Nearco e vocês compreenderão imediatamente a diferença. Coisas que só puderam se tornar claras mais de meio século depois, com o evento dos computadores.