O Moreira de hoje, foi o Juvenal de ontem. Quando vem, VEM !
O que faz um cavalo sob suas conduções, sendo favorito ou não, correr mais? Vocês já pensaram nisto? Eu já. Pelo menos todas asa vezes que os vi atuar. Eles simplesmente mudam com a atitude do animal. Parecem ter pleno controle sobre ele, que os obedece como leais servos de seu sen por absoluto.
Não é fácil muitas vezes fazer o que eles fazem. Vir de trás e atropelar e transformar corridas pretensamente perdidas em vitórias inesperadas. Tenho consciência que o Juvenal e o Moreira são transformadores da realidade. Isto é, eles tem a capacidade de desenha-la da forma que desejam.
Os que os fazem distintos? Que força sobre-humana que só a eles pertencem? Juro que gostaria de saber. Não creio haver, nenhum resquício de dúvida, na mente de qualquer sensato turista, que o João Moreira, hoje, naquilo que ele considera o final de sua carreira, está como aqueles vinhos premiados, arrancando de todos, palmas e exaltações.
Domingo a noite, por exemplo, ele foi o último a embarcar num voo Rio-Curitiba onde estava presente o Marcel Bacelo, bem como uma legião de moradores de Curitiba, voltando depois da jornada da Gávea. E nosso Moreira foi recebido com palmas, da forma que merece. Uma senhora perguntou ao Marcel, que era aquele rapaz a carregar todas aquelas taças, ao que o Marcel respondeu: talvez o jockey numero 1 do mundo.
Um ainda jovem, que praticamente tudo ganhou, emocionando-se em finalmente ganhar no pais em que nasceu, a prova máxima de sua atividade.
Sim tivemos Pelé, Jofre, Senna, Maria Ester, Oscar, Marta, Guga, Medina, Bernardinho e quem mais possa eu ter esquecido. Sou velho e com isto alcancei o direito de, em certas oportunidades, me esquecer, até de grandes heróis nacionais, como os citados, acima.
Hoje, em nosso turfe, temos Ricardinho - o recordista mundial de carreiras ganhas -, Juvenal, Sylvestre e Moreira como exemplos de atletas que na plenitude de suas respectivas carreiras, simplesmente dominaram a atividade. Todos merecem ter seus bustos colocados em nossos principais paddocks. Mas creio que os dois últimos, deve agregar-se a seus curriculuns, suas condutas internacionais. Todos fatores desequilibrastes.
Parabéns Moreira. Você está tendo finalmente o reconhecimento que sempre mereceu, Mas que em seu inicio, não foi dado por muitos.