Guardadas devidas diferenças, já que um foi um animal do dirt e de meia distância e outro é um de grama e de distâncias clássicas, quem lhe impressionou mais? Flightline ou Equinox?
Pois é, mesmo em se tratando de elementos de exceção, como o primeiro o foi, e o segundo parece o ser, fica difícil se ater a comparações tipo Timeform.
Seriam ambos melhores que Secretariat e Frankel?
Na verdade nunca me preocupei a fazer este ou qualquer tipo outro de comparações entre elementos, que certamente habitam em meu primeiro patamar, na prateleira mais alta do mesmo. Mas acredito que alguém possa causar maior impressão que outro, sem que seja nominado superior.
Nós brasileiros, gostamos de fazer estes tipos de comparações. Acho-as um tanto toscas, pois, dependendo da distância e tipo de pistas, uns levariam vantagens sobre outros, sem quem isto garanta que sejam melhores. Apenas de saíriam melhor, em certas circunstâncias.
Frankel ganharia na milha e provavelmente perderia na milha em meia em um confronto com Equinox. O mesmo em relação a milha e meia, onde Secretariat provavelmente bateria a Flightline. Mas como nunca se enfrentaram, qualquer opinião é mero palpite.
O importante para aquele que aquilata o que acontece na pista, é a percepção que aquele elemento lhe causa, caso um dia você tenha oportunidade de usa-lo. Mas vamos adiante.
Tivemos na Gávea o festival do Grande Prêmio Brasil, e ele definirá como sempre, em muito os vencedores do troféu Mossoró, pois, como na vida, também no turfe a última impressão é a que fica. Logo, até a nossa premiação máxima, tem como base, algo que de forma alguma me parece lógico. Mas o que há de se fazer?
O titulo de Raptor´s está garantido, afinal ele levou o Derby e o Brasil, que até que possam provar ao contrário, são as duas provas mais importantes de nosso calendário. mas o que dizer em termos de éguas, se Kenlova ganhou o OSAF e o Roberto e Nelson Seabra, mas High Wire demonstrou durante todo o ano hipica, total superioridade sobre as demais? E o que dizer de Oriana do Iguassu e Mandrake, entre os velocistas? Ushuaia Ibiza ou Bien Sureno entre os milheiros? É ou não complicado. Ainda mais que naturalmente entrará o bairrismo na questão.
Posso parecer retrógrado e mais ainda teimoso, mas não voto no Mossoró, para evitar este tipo de comparações. Mas acredito na validade do trofeu e da importância do mesmo quando publicado em um pedigree. Posso falar isto com conhecimento de causa, pois, valorizou em muito a venda que fiz de Baby Victory em Keeneland, aquele champion 2yo filly, em negrito ali em seu pedigree.
Assim sendo, a aquele que no Brasil, após o Festival, me perguntou como votaria? Ai está a minha resposta. Não votarei, como sempre adotei esta postura anos a fio, pois, para mim, é como querer nominar o mais lindo nascer do sol. Nonsense. Mas acho o troféu tremendamente válido.