HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

segunda-feira, 19 de junho de 2023

PONTO CEGO: CHEIRO DE TRIPLICE COROA NO AR


Durante alguns momentos no espaço reservado ao Ponto Cego, comentaremos certas nuances que me chamaram tremenda atenção neste festival recém findo, que culmina com o esperado desfecho do Grande Prêmio Brasil.
 

O primeiro deles, é o brilhar de uma nova estrela, na  constelação maior do brasileiro, desta feita de propriedade di stud H & R: a potranca Orla de Ipanema.

Como corre esta menina!!!!

Independentemente de tudo andas indo muito bem com o Esteves, ela me parece algo diferenciada. Sua vitória no Grande Prêmio Francisco Vilella de Paula Machado (G2), foi simplesmente acachapante e não deixou duvidas porque seus responsáveis, a estrearam já numa prova de grupo e mesmo ela vindo a fracassar na mesma, - vitima a meu ver de sua flagrante inexperiência - repetiram a dose nos 1,500 do Grande Prêmio Adair Eiras de Araujo (G3) e agora na milha que define a liderança feminina desta geração.

Vou mais longe, ela não é apenas a meu ver a líder inconteste da geração feminina, ela o é de toda a geração, pois, embora o ganhador do Grande Premio Jockey Club Brasileiro, nosso Criterium (G2), The Last Emperor tenha vencido no domingo com certa segurança, nem de perto me causou tamanha impressão.

Sinto cheiro de tríplice coroa no ar e de alguém que deixará de lado. toda esta questão de sexo e dominará o pedaço de uma forma eloquente. Para variar trata-se de uma Agnes Gold, criada pelo Eternamente Rio, treinada por Luiz Esteves e sob a conduta do Gil. Poderia um corredor estar mais amparo em qualidade?

Não me parece coerente, de minha parte, passar desapercebido, que ambos, Orla de Ipanema e The Lat Emperor, serem ambas crias do Eternamente Rio. Um haras que está galgando celeremente o patamar dos mais importantes criadores deste momento na criação brasileira. Seus números são para mim, por demais convincentes, para serem ignorados. Aliás, diria que ele com Online e o Haras do Morro, com Raptor´s. respectivamente criadores do primeiro e segundo colocados, antes do processo de desclassificação, na nossa prova maior, são os dois criatórios que tem demonstrado maior vigor, entre aqueles estabelecimentos de cria, vistos como"novos".

Nenhum dos dois no patrocina, assim sendo de forma alguma estão sendo citados, por este fato. As maiores médias alcançadas pelo dois nas vendas da semana, simplesmente atestam não apenas o respeito meu, mas de toda a comunidade turfística brasileira, para com ambos. O Raul Rocha e o Alessandro Marcadante, veterinários e gerentes de ambas instituições estão de parabéns. Assim como os demais profissionais e proprietários.

E já que falamos de jovens instituições, porque não lembrar de um antigo, que persiste por três gerações, e dirigida atualmente por um jovem, o haras Fronteira, que levou a terceira priva mais importante deste festival, - de fio a pavio - a nossa milha internacional, o Grande Premio Presidente da Republica (G1), Ushuaya Ibiza. 

Torna-se importante se afirmar, que o filho do nacional e desprezado Gloria de Campeão - o maior animal nacional em premiações em pista - ganhara em recorde, a pouco mais de um mês, a milha internacional de São Paulo, corrida com o mesmo nome, com os cronômetros sendo parados, na marca de 1'31"88. 

Cabe-se ressaltar, aos menos atentos, que Ushuaia Ibiza e Kenlova, ganhadores de duas, das quatro principais provas deste meeting, são de origem nacional. E seus pais Gloria de Campeão e Didimo, completamente menosprezados por nosso mercado.

E levado-se em conta que Planetário, arrebentou este domingo, com a boca ado balão um grupo 3 nas California, - ele que é igualmente filho de um nacional- nos impele a deduzir, que se o reprodutor brasileiro for melhor explorado, nossas chanes de ascender a um patamar maior na importância internacional, fatalmente melhorará.