HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS RED RAFA

HARAS RED RAFA
HARAS RED RAFA - O CRIADOR DE PLANETARIO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

segunda-feira, 12 de junho de 2023

PONTO CEGO UMA ÉGUA CHAMADA SELENE


Conceitos, quando bem elaborados, permanecem por um longo tempo em voga e creio que saber de como eles foram erguidos, seja importante para o entendimento.


Sempre acreditei que um projeto bem bolado e executado acaba dando frutos, se não imediatamente, mas em um futuro de médio ou longo prazo. Outrossim, o mais importante, a mer ver, é que este projeto, fica para sempre, torna-se eterno a medida que os anos passam e as gerações se modificam, mesmo que ele não venha a ter a objetividade de outras obras, como as pirâmides de Giza, nas cercanias do Cairo.


Hoje o mundo vai a Cheops, Kephren e Mykerinus, mesmo levando-se em conta que o conjunto arquitetônico possa a desejar e sua função nunca tenha na realidade existido para o bem da humanidade. Mas elas estão lá, e o mundo as venera.


Quando o jovem Edward Stanley (1893 - 1948) consolidou-se como o 17th Earl of Derby, um de seus atos mais corretos, foi adquirir, já aos dez anos de idade, a reprodutora Gondolette, cheia de Minoru, pela quantia de 1550 Guineas, nas vendas de Dezembro de Newmarket. Foi um ato pensado, como anos anos também o fora de seu pai, ter adquirido a Canterbury Pilgrim. 


A razão básica de adquirir a uma égua corredora de claimings, foi surpreendentemente para a época, por ser ela uma filha do apagado Loved One, este um filho de Pilgrimage (The Palmer) e assim fortalecer o imbreed na mesma, com os cruzamentos de Gondolette, com dois netos desta filha de The Palmer , Chaucer e Swynford. ambos filhos da Oaks winner Canterbury Pilgrim. Era o conceito do futuro Rasmussen Factor sendo aplicado, enquanto nós ainda vivíamos o governo do marechal Hermes da Fonseca, sem ainda a existência sequer de Gávea e Cidade Jardim.


Abro um parênteses. Desculpem aqueles que ainda relutam em aceitar que os imbreeds em chefes de raça e as duplicações em matriarcas, nã funcionam. Sinto avisar as estes navegantes, que Lord Derby teve sucesso, exatamente fazendo isto e entre outros, por intermédio de uma criação sua, Pharos, brindou o mundo com 85% dos ganhadores de grupo que ora brilham no turfe mundial. Fecho parênteses.


Pilgrimage, sempre fora vista pelo staff técnico de Lord Derby, como um must, pelo que apresentara em pista, ganhando seis de seus oito compromissos, entre os quais ambos os Guineas e que além de ser segunda no Oaks, onde mancou quando a corrida parecia estar à sua mercê. Para quem não sabe, Pilgrimage, era imbreed numa das mais respeitadas reprodutoras do planeta, em sua época,  Banter e reprodutivamente ela própria já havia se consagrado na produção do Derby winner Jeddah e da já citada Oaks winner, Canterbury Pilgrim. Mas até que ponto o apagado Loved One, poderia funcionar como mensageiro? Esta era a questão.


Como testemunha ocular ha história que sou, posso lhes afiançar que uma apagado corredor daquela época era menos letal que um apagado de nossa. A veterinária equina estava atrasada e as condições de transportes eram outras.


A verdade, nua ou crua, é que ele funcionou, pois, Gondolette - ela própria imbreed nos irmãos inteiros The Palmer e Rosicrucian - produziu a sete produtos, sendo um deles seu primeiro ganhador de Derby, Sansovino, e a ganhadora dos Guineas e do Oaks, Ferry. Ambos filhos de Swynford. Ambos imbreeds em Pilgrimage. Outrossim, o maior legado deixado por Gondolette para o élèvage Derby, foi justamente o que ela trouxera na barriga quando adquirida: a égua Sereníssima.


Serenissima produziu a nove produtos para o élèvage Derby. O seu terceiro foi a tríplice coroada Tranquil (1,000 Guineas - Oaks - St. ger), o quarto o ganhador da Liverpool Cup. Schiavoni e o sexto o ganhador da Ascot Gold Cup, Bosworth. Os dois primeiros por Swynford e o último pelo rei dos stayers, Son-in-Law. Mas foi na realidade seu segundo produto Selene (foto de abertura), por Chaucer, que veio a fazer desta linha um marco da criação mundial.


Nascida pequena como seu pai e como a mãe do mesmo Camterbury Pilgrim, Selene não veio a ser inscrita nos clássicos ingleses. Big Mistake ! Pois, além dela ser a melhor dois anos de sua geração, onde venceu o Cheveley Park Stakes de Newmarket e foi segunda no Queen Mary Stakes em Royal Ascot, aos três anos ela venceu o Park Hill Stakes de Doncaster, a prova para fêmeas disputada no mesmo dia e na mesma distância do St. Leger.


Levada a reprodução ela gerou para o élèvage Derby, nada menos que quinze produtos, com especial inicial destaque paras dois de seus três produtos resultantes de sua cobertura com Phalaris: Sickle o seu segundo e Pharamond, o seu terceiro. Sickle foi um excelente 2 anos, vencedor de três carreiras e segundo para Call Boy (que viria a ganhar no ano seguinte o Derby) no Middle Park Stakes. Aos três anos Sickle foi terceiro para Adam's Apple e Call Boy, no Two Thousad Guineas. Filho de um velocista e ele próprio limitado em distância foi levado aos Estados unidos, onde seu bisneto Native Dancer estabeleceu um verdadeiro império genético, do qual descendem entre outros por um de seus filhos, Mr. Prospector e por uma de suas filhas, Northerrn Dancer. Pharamond, por sua vez, ganhou o Middle Park Stakes e logo a seguir foi igualmente exportado para os Estados Unidos onde por intermédio de Tom Fool, estabeleceu também, um império genético. Lembram de Buckpasser e o bem que sua descendência causou na América do Sul?


O quinto produto de Selene foi o ganhador do Newmarket Stakes, Hunters Moon, um Hurry On que trazido a America do Sul, tornou-se num importante reprodutor na Argentina e pai do maior corredor e reprodutor da história peruana, Postin. Selene é a mãe também de Night Shift, - não confundir com o filho de Northern Dancer com o mesmo nome - seu décimo produto, uma potranca pelo stayer Trimdon, ganhadora do Yorkshire Oaks, mas que morreu prematuramente ainda com quatro anos de idade. E , quando tudo já parecia história eis que no apagar das luzes, Selene produziu com Bobsleigh, a All Moonshine, seu décimo quarto e penúltimo produto. Ganhadora de apenas uma carreira em sete tentativas, ela na reprodução gerou com Nearco a Mossborough, um sólido ganhador de provas importantes e futuramente pai do champion, Ballymoss. Lembram de Revless?


Outrosssim, foi, Hyperion, seu sétimo produto, que por ser igualmente pequeno não foi inscrito no Two Thousand Guineos, que acabou por coroar todo o projeto desta élèvage. Big Mistake ! 


Desde os dois anos, o filho de Gainsborough demonstrou para o que viera. Ganhou o News stakes por três corpos sobre Nun's Veil em Royal Ascot, estabelecendo uma marca de 2/5 de segundo mais rápida que o champion 3yo sprinter Gold Bridge, estabeleceria naquela mesma tarde, no Granville Stakes. Para tornar uma história longa, rápida, Hyperion ganhou o Derby em record o St. Leger in great fashion, mantido-se invicto em suas quatro saídas nesta idade. Sem mais os serviços de George Lambton, dispensado por Lord Derby, Hyperion não demonstrou mais ser o mesmo aos quatro anos, mas mesmo assim foi segundo na Ascot Gold Cup, terminado sua campanha com nove vitórias, um segundo e dois terceiros em apenas 13 apresentações. Reprodutivamente Hyperion ainda se superou, vencendo as estatísticas para reprodutores por prêmios ganhos no Reino Unido em seis oportunidades e a de avós materno em quatro.


Hoje Hyperion, Mossborough e Pharamond estão praticamente extintos, como tribos, mas Selene não. Ela é a prova que uma duplicação em uma grande égua, pode fazer em pista ou no breeding-shed. Com isto, não quero sugerir que Lord Derby tenha inventado um tipo de duplicação que hoje é reconhecida como Rasmussen Factor. Ele apenas fez jus dela, a explorou em seu âmago e mais importante: deixou uma impressão a outros criadores que ali poderia estar um caminho a ser explorado.


Não quero, de maneira alguma sugestionar ou convencer, quem quer que seja, da importância desta metodologia que humildemente reconheço dominar e que tanto para mim, quanto para aqueles que acreditam no meu trabalho, tem funcionado. Sei apenas que para se chegar aos resultados sonhados, usando-a como base dos cruzamentos, dependeremos de mensageiros e infelizmente em muitas oportunidades, eles aqui no Brasil, não são aqueles em que você realmente possa confiar.