Creio que Eisntein tenha sido a maior personalidade do século XX. Diria que foi a segundo maior de todos os séculos. Só suplantado por Jesus. Ambos tinham suas teorias e muitas dificuldades em prová-las. Tanto que Jesus foi crucificado aos 33 anos de idade. Einstein, quase também o foi, por volta da mesma idade querendo provar que as teorias de Isaac Newton não estavam propriamente certas.
Para a felicidade de Albert Einstein depois de 15 anos e três negativas por parte da banca selecionadora para o Premio Nobel da Paz, ele teve seu ponto de vista provado e levou o cheque sueco. Não diria que levou, pois este foi para a sua primeira esposa, que ao separar-se, carregou consigo não apenas os dois filhos do casal, mas como também um acerto protocolado, que se o físico um dia ganhasse o afamado prêmio o cheque seria dela, para a sustentação de sua família. Apostar no intelecto sempre será a melhor solução. Só a Cristina ainda não tirou proveito deste fato…
Venho levantando a tese que trazer cavalos de bom poderio locomotor na grama para correr nos Estados Unidos é o que todos nós sul-americanos deveríamos fazer. Luro. MacNelly, e Whittinghan trataram desta questão com muito carinho e obtiveram bastante sucesso no após guerra. O cavalo de turma C e D na Europa aporta por aqui e ganham provas de Grupo. Chad Browm, atualmente prova isto. Teve até um chamado Kotashaan que anos atrás, que ganhou o titulo do cavalo do ano, na terra do dirt. Na Europa não ganhara absolutamente nada de valor.
Pois bem, O Arlington Million foi a primeira prova de dotação de US$1,000,000 no mundo. Trouxe durante os primeiros anos grandes cavalos europeus para disputá-lo. Porém três anos depois com a instituição da Breeders Cup e pela melhor localização dela dentro do calendário mundial, este passou a ser o único alvo europeu. Onde alguns cavalos da linha A, vem aqui, constantemente se apresentar. Sobre a versão atual, pouco a se dizer, mas muito a se refletir.
O que quero sugerir? É que muito cuidado há de ser, com a utilização reprodutiva daquele cavalo que só obteve sucesso na grama norte-americanos. Eu preferiria optar, pelos que obtiveram sucesso em pistas européias, mesmo em graduações mais baixas.
Há de se aceitar que a Coolmore só larga aquilo que não se encontra a seu padrão. Evidentemente por seu padrão ser extremamente alto, parte do que vende pode ser útil em outras pradarias. A técnica é a seguinte. Quando eles sentem que um dos elementos de bom pedigree não dão para a coisa, os preparam para as provas de 2 anos na Irlanda. Como vocês podem acompanhar aqui blog, os campos desta carreiras saem com sete aoito cavalos, sendo no mínimo cinco da Coolmore. Cada uma ganha uma prova distinta. E aí formam-se três os quatro graduados que a turma da Ballydoyle aposta que nada irão fazer aos três anos. Os de graduação máxima são os intocáveis. Desde Woodman, não vejo um destes projetar-se como reprodutor em nenhuma parte do hemisfério norte. Este, por exemplo, é o caso de Amigoni que até de poulain de jeu serviu para George Washington. Só que comprado ele quase fatura um grupo 1 nos Estados Unidos e isto mudou toda a face da história. Erro de avaliação dos irlandeses. Mas este não é o caso em questão.
E uma coisa que a Coolmore preza e conquista constante, não medindo esforços para tal, é o Irish Derby. E outra, Northern Dancer. Hoje penso que eles sempre estiveram certos pois neste Derby - genérico - tem primado por produzir mais elementos bem sucedidos no breeding-shed que propriamente o de Epsom. Porque? Não sei.
Ou será que sei?
Vejam só. Vincent O´Brien ganhou para o grupo, três Irish Derbies, com The Minstrel, El Gran Senor e Las Society de um total de quatro, sendo o primeiro de todos, com Nijinsky para outras conexões. Já Aidan O´Brien foi feliz em nada menos que 14 oportunidades. Sim eu disse 14, e o primeiro deles justamente com Desert King em 1997. Imaginem que estamos falando de nada menos que 14 em 25 disputas, não contando com a vitória de Montjeu - igualmente pertencente ao grupo - em 1999, que equivale dizer 60% das provas em que participaram.
Meus caros navegantes estamos falando de um Derby. A prova máxima para os três anos de um pais. E acima dos resultados espetaculares obtidos pelo Grupo irlandês, Aidan O´Brien, e apenas aquele que tornou tudo isto possível, Northern Dancer.
Como pode ser visto no diagrama que se segue, Northern Dancer teve três filhos capazes de ganhar o Irish Derby, e dois dos mesmos vencedores também do English Derby e do King George. Logo lideres incontestes de sua geração.
De Nijinsky para ca, sete de seus filhos foram responsáveis por mais 37 individuais ganhadores de grupo das 42 provas que vieram a ser disputadas até aqui. Isto garante a Northern Dancer um percentual nesta prova de mais de 88%. Vocês acreditam ser isto normal?
E vejam como o segmento de Sadler´s Wells, se comporta até o presente momento: 23 vencedores de 1989 para cá. É mole ?????
E domingo, quais as chances de não dar um Northern Dancer, já que sete dos nove descendem dele, sendo que cinco dos nove, são treinados por O´Brien?
Estaria farnel, que já conta com dois vencedores desta prova apto a manter esta hegemonia, dos Northern Dancer-Sadler´s Wells?
Alguém estaria preocupado com esta distonia genética? Acredito, que apenas aqueles que não tiveram acesso a mesma.
…..Danzig
……….Chief´s Crown
……………Key of Luck
………………..Alamshar (2003)
……………Grand Lodge
………………..Sinndar (2000)
……….Danehill
……………Dylan Thomas (2006)
……………Desert King (1997)
……….Green Desert
……………Cape Cross
………………..Sea the Stars
…………………….Harzand (2016)
…..Sadler´s Wells
……….Galileo (2001)
……………Frankel
………………..Hurricane Lane (2021)
………………..Westover (2022)
……………Sovereign (2019)
……………Capri (2017)
……………Australia (2014)
……………Treasure Beach (2011)
……………Cape Blanco (2010)
……………Soldier of Fortune (2007)
……………Teofilo
………………..Trading Leather (2013)
……….Montjeu (1999)
……………Authorized
………………..Santiago (2020)
……………Camelot (2012)
………………..Lastrobe (2018)
……………Fame and Glory (2009)
……………Frozen Fire (2008)
……………Hurricane Run (2005)
……….High Chaparral (2002)
……….Galileo (2001)
……….Dream Wells (1998)
……….In the Wings
……………Winged Love (1995)
……….Salsabil (1990)
……….Old Vic (1989)
…..Nureyev
………Theatrical
…………..Zagreb (1996)
…..Storm Bird
……….Balanchine (1994)
…..Lyphard
……….Dancing Brave
……………Commander in Chief (1995)
…..Nijinsky (1970)
……….Caerleon
……………Generous (1991)
……….Ile de Bourbon
……………Kahyasi (1988)
……….Shahrastani (1986)
…..El Gran Senor (1984)
…..Shafeef Dancer (1983)
…..Be My Guest
……….Assert (1982)
…..The Minstrel (1977)
