Fui inquirido, hoje ainda muito cedo, porque em uma live, afirmei que a Breeders Cup Dirt Mile, era uma prova sem maiores consequências, normalmente disputada por um segundo time de cavalos. Causei enfurecimento prematuro, pelo menos em um navegante.
Vou explicar e deixar claro, que a melhora que se está dando em seu status, soa como iminente. Mas creio ser ainda, uma prova em execução.
O turfe norte-americano vive como maior intensidade, do dirt e no intervalo de 1,200 a 2,000 metros, representando estas duas distâncias para os que aqui habitam, a velocidade e a distância clássica por excelência. E dentro deste intervalo, se encontram o grosso das provas de maior valor. Porém, existem certas características por aqui, não muito fáceis de serem explicadas. Como por exemplo a milha. São 82 provas graduadas nesta distância, que no mundo inteiro é reconhecida como de suma importância, mas não aqui em sua pista predileta, o dirt. Pois saibam, que destas 82, apenas 29 delas são disputadas no dirt. Como se explica? Eu diria que quem o tentar fazer, no mínimo se complica. O mesmo acontece com o quilômetro e a milha e meia, que estão fora daquele intervalo que enunciei como de maior interesse para o publico, norte-americano.
Não lhes parece ser no mínimo, estranho?
A própria Breeders Cup Dirt Mile, é uma prova mambembe, criada recentemente - creio que em 2007 - e muito pouco procurada neste festival, embora seja de graduação máxima e com excelente dotação.
As outras nesta distância e pista de graduação máxima são: