A Coolmore trocaria Auguste Rodin por Ace Impact pela diferença de rates apresentada entre ambos?
Desculpe a sinceridade, mas a mesma merece um forte e sonoro não !
E uma segunda pergunta, para um mercado competitivo como o do turfe, em termos mundiais, o que seria mais importante, a opinião do Timeform ou da Coolmore?
Acho que não é necessária uma respostas...
Senhores uma coisa é dizer, a outra é fazer. Pois, com o devido respeito, a teoria é importante, mas a pratica é quem decide. Como é de domínio publico, não comparo cavalos que nunca se defrontaram. É uma temática que adotei de há muito. porém, nada me impede de achar o que o mercado pensa e simples como a descoberta do ovo de Colombo, é aquilo que passa na mente do mercado. Pois age, em bloco.
Inventar, por motivos de total ignorância ou mesmo por razões puramente comercias que cavalos de um mesmo barn, que correram num mesmo tempo, mas que nunca s enfrentaram por medo do primeiro perder para o segundo, e dar ao primeiro mais rate que o segundo, me parece de um nonsense abismal. Lembram de Cracksman e Enable, ambos treinados por John Gosden? Pois é, estas coisas acontecem com mais frequência de que deveria ser.
Ja acho que o simples fato de dar rates a cavalos de mesma nacionalidade, que correram a grande maiora das vezes em seu desígnio, como forma de soerguer um patamar histórico, ruim, mas nem tanto.
Vejam o que é apresentado para o Japão. Equinox nunca teve que enfrentar como El Condor Pasa algo do quilate de Montjeu. E com todo respeito a Japan Cup e a Dubai Sheema, nenhuma das duas é um Arco.
Aceito que o rate está baseado em uma corrida. Mas corridas tem que ser representadas por algo mais que uma medição matemática, pois, existem percalços e favorecimentos. Largadas e alivio de jockeys quando veem a carreira já decidida. Muito detalhe pode vir a acontecer, que de uma maneira ou de outra, alteram o perfil de uma carreira. Porque então dar ao vencedor da jockey Club Gold Cup, Exceller e não a Seattle Slew - para mim o vencedor moral da carreira - o maior rate? Os prejuízos em Seattle Slew, não contam?
Você tem ver a carreira, analisa-la e tirar as suas próprias conclusões. Trabalhar em função da opinião de outros, de uma forma quase métrica, a mim, pelo menos não toca no ritmo que eu acho que a banda tem que tocar, para manter seu afinamento.
A grande vantagem do rates, é que formam listagens que agregam cavalos que foram de suma importância em pistas. Apenas isto. Logo, cabe ao estudioso diligente, pegar estas listagens, rever videos e estudar estas carreiras, e então formar em sua mente uma ordem cronológica dos fatos, dando a cada um deles, a importância que em sua opinião, cada um deva ter..
Que cada um assim o faça e então opine.