Aproveito a oportunidade a tentar colocar um ponto final, nestas discussões inúteis, incapazes de levar quem quer que seja, a algum lugar. E levanto a sua atenção para um ponto que considero crucial. Quando não consegue o que realmente se deseja, muitos, partem para a operação caos. Criar o caos, as vezes funciona. Hoje o que se sente a respeito das futuras eleições norte-americanas, para a presidência, é uma total aversão a Biden por parte de democratas e republicanos e uma não tão menor - mesmo por parte dos republicanos - em relação a Trump. Muitos anseiam pelo aparecimento de outras vozes, que não a destes dois senhores, que estão mais para lá, do que propriamente para cá. Digo, isto com conhecimento de causa...
Mas se não houverem outras vozes? O que fazer? Inventa-las? De Santis... Newson...Qual a opção?
Sinto no turfe, que por razões completamente adversas, existe hoje, uma procura por novas opções, que não sejam apenas Northern Dancer e Mr. Prospector e acredito ser esta tomada de posição, um capricho lúdico, de gente que conta com o fastio de ter sua barriga cheia.
O mundo da criação de cavalos de corrida, sempre viveu de poucas opções. Foram três machos os iniciadores desta raça. E séculos depois, novamente três a dar continuidade a mesma. Porque, dois, Com maior amplitude e dois com menor, não podem dominar o cenário atual? Falo de Northern Dancer, Mr. Prospector, Hail to Reason e A. P. Indy. Pois são eles que aparecem com quase total constâncias, nas principais estatísticas levadas a efeito, a âmbito mundial.
O que esperam estes amantes do caos?
A manutenção dos In Realitys, dos Damascus, dos Blandfords, ou da ressureição dos Hyperions, Tourbillons, Hurry Ons e St. Simons? Porque não outras veredas de Northern Dancers? Foi assim com a dominância dos Darley Arabians e posteriormente com a de seu descendente Eclipse. E por acaso o turfe morreu? Se viu em perigo?
Vejo gente levantar teses sobre o perigo de um pseudo afunilamento dos Northern Dancers. Será que na época de Eclipse, o mesmo acontecia? Houve uma época que temiam por seus imbreeds.
Recuso-me, terminantemente, a ficar tentando convencer a quem que que seja, da inutilidade de se tentar discutir o sexo dos anjos. Devemos que nos abster dos rótulos. Northern Dancer hoje não passa de um rotulo. Assim como Mr. Prospector, Nasrullah ou Royal Charger. Muita água rolou por baixo da ponte. Eles são hoje, apenas uma forma de catalogação. O que se está em jogo é Into Mischief, Gun Runner, Tapit e Deep Impact? Não de quem eles descendem.
Temos que analisar o fato, não quem o gerou quatro ou cinco gerações atrás. Existem STORM CATS e Storm Cats. Teremos que estar mais atentos a tentar descobrir quem serão os próximos a luzir, do que perder tempo, com discussões inúteis, sobre afunilamentos e consanguinidades. Pois ambos, dão oportunidades a criação de operações de caos.