HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 22 de abril de 2024

COLUNA DA SEGUNDA FEIRA


Uma semana em Bagé
 

Semana passada tive a grata oportunidade de passar uma semana de revisão de potros gaúchos na cidade de Bagé, o maior centro de criação do PSI na atualidade. Primeiramente deixo aqui meu agradecimento a todos que me receberam na cidade e ao parceiro e amigo Renato Gameiro que abriu as portas pra nós nos haras. Deixo aqui um agradecimento especial à recepção do Mano Moglia no seu Haras Fronteira que nos recebeu e fez tudo acontecer da melhor forma possível. Mano, um grande abraço pra ti! 

Bom, começamos nossa jornada pelo Haras Doce Vale que fará um raro leilão neste ano de seus animais desobreano. Pudemos ver uma produção muito homogênea e um grande destaque entre os machos da geração 2022. Pudemos também ver os três garanhões baseados no Doce Vale. Destaque para Pimper’s Paradise, um colírio para os olhos de qualquer turfista. Vamos acompanhar com carinho a estreia de seus primeiros produtos que nasceram em 2023. No sábado revisamos um lote pequeno de animais da basilar Fazenda Mondesir e vimos a apresentação dos potros do Haras Nijú. Festa bacana e muitos animais ajeitados para todos os gostos. Como todos poderão testemunhar posteriormente no leilão, o lote 3 foi o mais revisado e mais disputado. A tordilha tem estampa. No Mondesir pudemos ver o tordilho Outstrip, de quem todos elogiam muito seus filhos e o nacional Olympic Jhonsnow. Fisicamente o descendente de Agnes Gold me agrada bem mais que o filho de Exceed and Excel, mas quem decide a parada são os resultados em pista. Primeira geração de Outstrip nasceu em 2022. Domingo foi um dia super puxado que passamos no Haras Fronteira vendo toda a geração criada em casa e que vai a leilão em breve. Renato se empolgou com alguns animais. Tem coisa boa pra quem vai às compras. Olho vivo nos criados do Fronteira e de seus pensionistas. Pudemos ver os garanhões Taareef, um filho de Kitten’s Joy e o nacional Arrocha que vem da linha paterna de Blushing Groom. Arrocha está tinindo e mostra muito vigor. No dia seguinte conseguimos avaliar toda a geração de desmamados do Haras Santa Maria de Araras que vai a leilão. O dia foi bem corrido e ótimo para treinar os olhos. Muito animal de qualidade e como todos sabem, é fácil deixar passar algo muito bom. Visitamos os garanhões que estão alojados no Haras Old Friends, onde vimos o portentoso Verrazano, o consagrado Drosselmeyer e a promessa japonesa Vin de Garde. Esse último é um animal de perfil interessante. Fisicamente não vai impressionar aos que buscam tamanho, contudo traz um perfil que pode facilitar os cruzamentos com as matrizes. Verrazano, ao contrário, é um animal que tem que se ter muito cuidado com o perfil físico dos cruzamentos. Atravessamos a rodovia e fomos visitar o Haras Lorolu, base do Stud H&R. Pudemos ver os garanhões Huber, Momento de Alegria e Gladiador Acteon. Esse último foi o que mais impressionou. Belo físico. Potrada bem cuidada e revisada pelo Renato. Posteriormente no Haras Di Cellius revisamos 4 belos animais que irão a leilão, que surpreenderam de forma positiva. Finalizando nossas revisões ainda fomos ao Eternamente Rio, que segue ganhando e acumulando vitórias importantes, e ao Haras Bagé do Sul que venceu a prova de potrancas em Cidade Jardim neste fim de semana. Os animais apresentados serão competitivos nas principais provas da geração.

Deixei para o final para falar do garanhão americano First Captain, alojado no Eternamente Rio, que é um animal que realmente impressiona fisicamente. Muito forte, equilibrado e presença marcante. Em uns 4 anos veremos seus filhos começarem a correr. Criação de PSI não é fácil. A semana foi muito bem aproveitada, não paramos nem um minuto para respirar. Muito aprendizado e conhecimento adquirido com essa viagem. A competição será ferrenha na geração 2022. Muita gente trabalhando bem e com muito conhecimento do manejo dos animais e sempre em busca de conhecimentos na área de genética e cruzamentos. Não pude seguir a jornada no Paraná com o Renato e o Marcel. Espero que eles também consigam avaliar esse centro de produção e comparar com o que foi avaliado em Bagé. Fico por aqui, agradecendo a recepção lá em Bagé e desejando uma ótima semana de trabalho para todos. Vejo todos vocês na live mais tarde.

 Abs, Baronius