HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

terça-feira, 23 de abril de 2024

COLUNA DE QUARTA

 

Paraná das pistas ao campo

Sábado último tivemos as lideranças dos dois anos em Cidade Jardim sendo postas em xeque. Na prova dos machos com apenas três competidores no GP Presidente José de Souza Queiroz GII em 1.400m grama, ponta e dupla para o Haras Cifra. Vitória de Oryx filho de Setembro Chove na Galang por Amigoni, família 7-a com 3x4 Mr. Prospector e 5x5 Northern Dancer. Oryx já vinha de vitória no GP Doutor Enio Buffolo GIII e tem pinta que logo deverá ser exportado. Sua mãe Galang tem com colocações em provas de GI como 3° no GP Henrique de Toledo Lara e 4° GP Barão de Piracicaba.

Setembro Chove é um reprodutor comprovado que corresponde sempre que chances são dadas a ele. Eu ano passado vi muitos potros bons do Setembro Chove que foram apresentados em leilão. No caso Oryx, Renato e Eu, o vimos no Haras Cifra ano passado, um alazão cumprido que se imponha com sua presença. Daqueles que você vê e logo pensa "este não tem erro...". Você sabia que Setembro Chove é o reprodutor mais próximo de Mr. Prospector que temos no Brasil hoje à disposição dos criadores? Há vários cruzamentos de matrizes com ele que me chamam a atenção assim como reprodutores com suas filhas. Uma pena ser explorado abaixo do que deveria.

No GP Presidente Guilherme Ellis GII vitória de Fuerza Viva filha de Goldkovic na Flower Crown por Wild Event, família 2-h, 4x5x5x5 Northern Dancer, 5x5 Mr. Prospector e 5x5 Neartic. Wild Event vem forte como avô materno tanto em Cidade Jardim como na Gávea. Vi muitos potros de bons físicos na próxima geração com Wild Event como avô materno. Impressionante os físicos de filhos de Camelot Kitten nas filhas de Wild Event, bom que nossos criadores estão explorando esta possibilidade de cruzamento.

A segunda colocada na prova das potrancas foi Outra Vista, filha de Setembro Chove na Alta Vista por Amigoni, família 7-a, mesma família de Oryx, mas por um ramo diferente. Outra Vista é uma 5x5 Nureyev e 5x5 Northern Dancer. Ela teve um percurso ruim na reta de chegada e acredito que vá se apresentar muito bem no dia do festival do GP São Paulo. Confesso que Outra Hembra tinha me chamado mais a atenção fisicamente, acabou fracassando nessa prova. Hembra está se mostrando uma promissora reprodutora, sorte do Cifra  que Outra Vista, irmã materna de Hembra, com excelente potencial reprodutivo, é fêmea. Alta Vista vem aumentando seus "ramos" como futura matriarca de boas reprodutoras.

Nyquist filho de Uncle Mo em mãe Forestry e segunda mãe Seeking The Gold, ao seu tempo foi ganhador da BC Juvenile e do Kentucky Derby entre outras provas de grupo. Interessante que alguns criadores estão buscando cruzar as filhas de Forestry no Brasil com Rally Cry para repetir o cruzamento de Nyquist. Acontece que o aproveitamento dos filhos de Forestry com eguas descendentes de Caro, do qual descende Rally Cry, em vitórias de provas de grupo é praticamente nulo. Outra Hembra de uma família materna poderosa está batendo na trave, como se sairão os outros cruzamentos semelhantes? O disco de chegada nos revelará!!!

Forestry é um reprodutor seletivo com as tribos que é cruzado como a grande maioria dos reprodutores. Há aqueles cruzamentos entre tribos, que testados inúmeras vezes apresentam resultado nulo quanto a vitórias em provas de grupo. Você quer ganhar prova de grupo ou se colocar? Agnes Gold, Ghadeer, Wild Event, Roi Normand são completas exceções que conseguem transitar por várias tribos que existem no Brasil com maestria, mas mesmo eles, demonstram preferências por determinadas tribos. Confesso que ultimamente tenho olhado bastante para afinidades entre tribos de pai com a mãe e na sequência as posições e inbreedings que são formados em cima de qual família materna. Noto que alguns cruzamentos entre tribos que têm sucesso nos EUA não se repetem no Brasil, isso me intriga. Segundo o Gameiro a "culpa" disso são os mensageiros que usamos no Brasil. Certamente, quanto mais pontos de força colocarmos na criação de um novo cruzamento, melhor será.

Momento Culinária, na visita aos haras no Paraná a rota perfeita da gastronomia deveria começar com as rapaduras sem açúcar do André Boff, hoje no Haras Anderson, passando pela macarronada italiana do Eraldo Palmerini, indo na sequência para um delicioso bolo de abacaxi com coco acompanhado por bolachinhas de nata no Roberto Belina. Acompanhando sábado e domingo o Gameiro aqui no Paraná, devo ter engordado uns três quilos... 

Agradeço a recepção de todos por onde estivemos.

Até a próxima quarta, abraço virtual.

Marcel Bacelo