HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 26 de junho de 2024

A COLUNA DE QUARTA-FEIRA

Pensando em voz alta...

Quanto mais pesquisamos em busca de aprendermos, mais descobrimos que menos sabemos. A curiosidade toma conta do cérebro vindo muitas perguntas na minha cabeça, nas últimas corridas. 

Passando pelo festival de Ascot, me chamou a atenção o resultado da Coronation Stakes para potrancas de três anos na milha na pista de grama. Vitória de Porta Fortuna (Caravaggio/Scat Daddy), em segundo Opera Singer (Justify/Scat Daddy) e em terceiro Ramatuelle (Justify/Scat Daddy). Que legado deixa Scat Daddy para criação mundial, concorda? Já no St. James Palace Stakes para potros de três anos na milha na pista de grama, vitória de Rosallion (Blue Point/Shamardal), mais um ponto para Storm Cat no concorrido festival de Ascot.

Algumas linhas de Storm Cat que estão chegando bem as distâncias clássicas através de Hi Happy (Pure Prize/Storm Cat) e Angiolo (Grand Reward/Storm Cat) e o líder nas estatísticas da Argentina, Il Campione (Scat Daddy/Johannesburg). No Chile temos Good Samaritan (Harlan's Holiday/Harlan), Practical Joke (Into Mischief/Harlan's Holiday) e Grand Daddy (Johannesburg/Hennessy) para se citar alguns. Nos EUA temos Justify e Into Mishief como os principais reprodutores descendentes de Storm Cat e na Europa há a linha de Shamardal que evolui via Lope de Vega, Blue Point, Earthlight (entrou na Kildangan Stud em 2021 com shuttled em 2021 para Austrália pela Godolphin). Na Europa também temos um Scat Daddy de nome No Nay Never com cobertura a 150.000 Euros na sede da Coolmore na Irlanda. Porque ainda não temos um Storm Cat de distâncias clássicas no Brasil?

Acredito que no Brasil perdemos o "bonde" dos Storm Cats de distância clássica através de Scat Daddy ou Sharmadal. Hoje temos o novo reprodutor made in Brasil de nome Oceano Azul, a qual deveríamos dar real chances de mostrar do que sua tribo é capaz de produzir. Can The Man infelizmente nos abandonou prematuramente. Tiger Heart e Wired Bryan vão muito bem obrigado nas provas de velocidade.

Fim de semana fui ao festival do GP Brasil com a intenção principal de ver Oryx em pista. Dia 17 de maio, antes da divulgação do seu recorde na prova Juliano Martins GI, escrevi no nosso grupo privado de watts e para o Alexandre Frare que o potro tratava-se do melhor animal em treinamento no Brasil. Ao vê-lo caminhando no padock minutos antes da disputa do GP Jockey Club Brasileiro, na companhia do Mano do Haras Fronteira e o Mário do Estrela Nova, repeti a mesma frase, "esse Oryx é o melhor animal em treinamento no Brasil". Alguém ainda tem dúvidas do potencial de Oryx? Torcer para que ele possa levar a bandeira do cavalo brasileiro e do reprodutor nacional no mais alto dos pódios mundo afora.

Outro ponto que chama a atenção é a qualidade da produção de Setembro Chove em produzir elementos de alto padrão de carreira. Olha o que Halston (GP Derby Paulista GI, Queen mother Memorial Cup HK GIII), Juno (GP Immensity GI e GP Barão de Piracicaba GI) e o próprio Oryx aprontaram, para se ficar com alguns filhos de Setembro Chove. O reprodutor está vivo e continua pouco explorado, como é possível? Há cruzamentos interessantes a se fazer com Setembro Chove que deveríamos explorar melhor, assim como há espaço para Setembro Chove deixar algum de seus filhos dar sequência ao seu legado na reprodução. Há cruzamentos com bom potencial de dar certo que sequer foram testados com Setembro Chove, como pode?

Rennes venceu o Nelson e Roberto Seabra, neta materna de Setembro Chove. As próprias filhas de Setembro Chove deveriam ser exploradas com melhor atenção, há pelo menos quatro reprodutores que eu acredito que certamente adorariam cobri-las. Das quatro opções, só vi um deles ser explorado e o filho nascido deste cruzamento apresenta um excelente físico aos seis meses de idade. Para dois criadores já dei essa dica de cruzamento. E olha que o preço que as matrizes filhas de Setembro Chove estão atingindo em leilão estão muito acessíveis. Alô criadores, estão atentos a oportunidade?

Registrar também que Wild Event como avô materno tem as duas líderes de dois anos, na Gávea e Cidade Jardim, falo de Ethereum e Fuerza Viva. Em relação a Ethereum, eu vi sua mãe, Etapa Vencida, ainda potranca antes de ser vendida no Haras Santa Maria de Araras, lembro que meu pai estava junto, foi um dos melhores físicos de potrancas a venda que eu vi em leilão. Anos depois ver Etapa Vencida produzir uma champion dois anos, me traz uma enorme alegria. Será questão de tempo para Wild Event superar Ghadeer como avô materno?

Como puderam ler, sai dos últimos dias de corridas com muito mais dúvidas do que antes. Porque quanto mais pesquisamos em busca de aprendermos, mais descobrimos que menos sabemos".

Estamos há pouco mais de trinta dias para abrir a temporada de acasalamentos, aproveito a oportunidade para ficar à disposição de quem deseja uma segunda opinião sobre o estudo dos futuros cruzamentos. Meu email: marcel.bacelo@gmail.com

Abraço Virtual, até a próxima quarta.

Marcel Bacelo