HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 30 de junho de 2024

PAPO DE BOTEQUIM: OS VELHINHOS NÃO DESCARTÁVEIS

Olympic Kremlin

Não critico por prazer, mas sim por necessidade de aclarar certas situações. O fato de se tornar um critico, faz com que o publico que o acompanha se divida. Uns que concordam e outros que não concordam. Mas sempre haverão os indecisos.

Ao iniciar os meus primeiros escritos, vó Adelina me preveniu que momentos difíceis se seguiriam, pois, o anonimato ainda era segundo ela, a melhor forma de sobreviver e passar a desapercebido. E escrever a maneira de se expor, sem defesa maior. "E são nas dificuldades, que a gente toma conhecimento das dezenas que somam e dos milhares que somem". A vida me provou que isto fora muito bem dito pela nobre senhora.

Tento ser justo. O fato de torcer por exemplo por Orla de Ipanema e Mandrake, não me cegam o julgamento, que Rennes naquele sábado correu mais e que 12 metros separaram Legender de consagrar-se. Outrossim, continuo acreditando que Orla de Ipanema e Mandrake irão conquistar o troféu Mossoró de suas respectivas divisões. Assim como Oryx e Ethereum o irão fazer entre os mais novos. A milha acredito que a unanimidade estará com London Moon, e a partir dai tem que se pensar. Do melhor três anos macho, aos mais velhos. 

Talvez por pertencer a gama dos mais velhos, irrita-me profundamente os cinco anos e mais, serem considerados descartáveis na opinião de alguns. Pois, certamente ele não o são no parecer de australianos e europeus. Como já provei em números por aqui mesmo, em diversas oportunidades elementos com 10 anos são capazes de ganhar provas de grupo, no turfe de primeiro mundo de hoje. E creio que Olympic Kremlin - a completar em dias 7 anos - e Bien Sureno, - pretíssimo dos oito - neste ultimo domingo, e Online - também ingressando na avançada idade de seis anos - deixaram isto bastante claro. São competitivos, apesar da idade. E nem castrado o foram, o que facilitaria a todos, um melhor desempenho. 

Saída? Para o Kremlin e Online, ambos filhos de Agnes Gold, com fisico, campanha e pedigrees acima de qualquer suspeita, criação paranaense ou continuar correndo, pois, Bagé parece já estar lotado com London Moon e Olympic Jhonsnow. E Bien Sureno? Não tenho a menor idéia, mas creio que mereceria mais atenção.

Cavalos bem criados e conduzidos com honestidade em treinamento, podem vir a durar muito e trazer muitas alegrias. Porque escantea-los, como elementos desprezíveis? Qual a garantia que os mais novos podem bate-los?  Não deveriam os citados, inteiros que são, serem aproveitados por haras de menor poder aquisitivo na reprodução? Que mal haverá nisto? Melhor do que muitos dos importados que aportam por aqui, eles realmente foram em pista. E reparem no pedigree destes três. Até quando vamos arriscar no importado que fatalmente seria batido por cavalos como Olympic Kremlin, Online e Bien Sureno, e esperar por novos Agnes e First Americans?

Na pior situação, os castremos deixado-os correr ate onde conseguirem.