Domingo é um dia especial, até levado como de descanso por aquele que nos criou. E hoje, em especial, é para mim o dia dos criadores, pois nele é disputado o Prix Diane, que exemplifica quem lidera as fêmeas um dia européias, hoje apenas as francesas.Aproveito o ensejo para publicar esta carta, por mim recebida de um criador, que teve a coragem de investir em um elemento nacional de sua criação, e acredito piamente que está tendo os resultados merecidos em pista, como premiação de seu arrojo e persistência.
Arrocha, nunca veio a ser levado a sério da forma que deveria, pelo craque que sempre demonstrou ser, e em sua primeira e reduzida geração, já demonstrou ter o potencial, para estar entre os grandes de nosso patamar reprodutivo. Até aqui, tive o ensejo de examinar as suas duas gerações, todas criadas no Fronteira e o trabalho destes dois Mários, é um exemplo a ser seguido.
Examinem s Arrochas e vejam se não tenho razão.
Espero que investidores brasileiros saibam aquilatar a qualidade de elementos criados rusticamente no Fronteira e deem a devida chance que os filhos de Arrocha e dos demais do Estrela Nova, merecem.
Opinião do Criador
Prezado Renato,
Escrevo pois chegamos a mais um daqueles momentos da verdade, o leilão de da nova geração onde o mercado avalia o nosso trabalho e dos nossos parceiros, e vai nos dizer se estamos no caminho certo como criadores.
No entanto acho que vale aqui pontuar que acredito fortemente que estou diante da melhor geração já criada pelo Haras Estrela Nova nos campos do Haras Fronteira, parceria essa estabelecida desde a geração 2016.
De lá para cá, excluindo a geração estreante, foram 32 produtos registrados, 27 corridos, que obtiveram 43 vitórias sendo 36% de colocação entre 1o,2o ou 3o, 28% colocados clássicos, e 16% colocados em provas de Grupo.
O que faz dessa geração especial e possivelmente melhor do que as outras é que em geral, me agradam bastante fisicamente cada um na sua maneira…seria por que os cruzamentos funcionaram melhor? um clima talvez mais favorável? ou quem sabe apenas sorte?…mas fato é que podemos chamar essa geração também de “ficha limpa” o que ajuda muito no seu desenvolvimento.
É uma satisfação muito grande ver que conseguimos apresentar uma geração com tanta qualidade. Serão apresentados em leilão a totalidade de nossos machos, bem como também a totalidade de produtos do Arrocha, e a grande maioria das fêmeas da geração 2022 também. Para quem se interessar em passar em Bagé ainda essa semana, estão todos alojados no Haras Fronteira, de qualquer maneira o banco de vídeos já encontra disponível no site da APPS (www.appsvirtual.com.br).
Uma curiosidade que nos faz confiantes no produto que estamos ofertando é o resultado obtido na geração 2021 que podemos evidenciar na estatística de 2 anos da Gávea.
Hoje estamos em 8o lugar na estatística, figurando entre os mais tradicionais criatórios do nosso turfe, e felizmente já tiramos um produto clássico nessa geração também aos 2 anos (Pampita), e fazendo um exercício matemático, nas últimas 3 apresentações dessa geração obtivemos 3 segundos lugares muito próximos de vitória com os potros Yellowstone (Can The Man), Mc Arrocha (Arrocha) e Two Socks (Goldikovic). Se os três tivessem ganhado, hoje estaríamos na 4a posição justo a frente do Stud Eternamente Rio, uma grande referência como criador no cenário nacional. Claro que “se” não existe no turfe ou qualquer outro esporte, mas para quem gosta de números está aí um que vem em evolução!
Difícil dar um destaque dentre os 13 produtos que estamos apresentando, mas minha preferência pessoal fica com o Lote 18 - Like It Hot - filha do Arrocha em mãe clássica por Put It Back, essa potranca sem dúvida mostra a qualidade do que o nosso garanhão é capaz de produzir. Convido porém a todos que revisem nossos produtos e deixo aqui no blog uma foto e nossa breve análise sobre cada animal para que possam decidir qual é o da sua preferência pois a beleza desse esporte é que o bom ninguém sabe qual é.
Por falar em Arrocha, quem acompanhou até então essa geração estreante, de 9 filhos registrados, 2 correram aos 2 anos até o momento, em um total de 3 apresentações temos um ganhador na estreia na grama e um placê em na sua segunda atuação na areia. São potros muito comentados com excelentes trabalhos (como seu pai desempenhava) e que apresentam totais chances de desempenharem bem na esfera clássica nacional. Dos 9 registrados, 1 sabemos que acidentou yearling, e dos 8 temos notícia além desses 2 de pelo menos mais 3 animais vindo muitíssimo bem também em seus trabalhos e que em breve farão suas estreias. Dado que essa amostra nos diz que o Arrocha vai seguir passando a qualidade que ele tinha na pista para seus produtos estamos lançando junto a APPS a sindicalização do Arrocha para quem tiver interesse, e fica aí mais uma oportunidade de valorizar o reprodutor nacional, ele que vai seguir alojado no Haras Fronteira em Bagé-RS.
Nosso leilão da geração 2022 será no dia 20 às 20:00 juntamente com Haras Fronteira, Anderson e convidados de forma virtual pela TV Turfe ou pelo site www.appsvirtual.com.br.
Um abraço a todos!
Mario Barbosa
Haras Estrela Nova