HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

A COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA

Darley Irlanda

Hoje resolvi fugir um pouco do tradicional resumo do fim de semana para divagar sobre a Irlanda. Vamos dar uma olhada rápida e ligeira no perfil dos reprodutores utilizados pela Darley no Kildangan Stud, localizado no condado de Kildare, Irlanda. A ideia aqui é mostrar o caminho de 3 animais com trajetórias diferentes.

Começando pelo animal mais antigo da cocheira apresentamos TEOFILO, o filho de Galileo, que teve suas primeiras coberturas vendidas em 2008 com preço inicial de 40.000 euros. Sem dúvida, uma fonte essencial de resistência em que a distância média das vitórias de seus pupilos alcança os dois mil metros e já foi maior. Contando com 24 ganhadores de G1, ele tem obtido destaque por com 3 filhos seus, vencendo a maratona da Melbourne Cup em 2 milhas. Entre os garanhões ativos é o único com produção de ganhador de G1 em todas as primeiras 11 gerações, se juntando àquela elite de Shamardal, Deep Impact, A.P. Indy, Mr. Prospector, Galileo e Sadler’s Wells. Nas vendas de yealings foram vendidos em média 33 animais por ano, com um valor de mediana (50% dos vendidos) de 60.000 euros, que gera uma relação de 1,7 entre o valor de venda de sua cobertura e os produtos vendidos. Essa relação começou em torno de 3/1, caiu abaixo de 1/1 e nas vendas de 2023 seus produtos atingiram a maior mediana histórica, voltando a produzir uma relação de mais de 3/1 entre suas vendas e o preço de cobertura. O cruzamento mais realizado foi com as filhas de Dubawi que gerou um percentual de vitórias sobre carreiras em torno de 19% e uma receita média por produto corrido de aproximadamente 30.000 libras.

Vamos agora olhar o americano RAVEN’S PASS. Iniciando seus serviços de cobertura em 2009 com valor inicial de 40.000 euros, ele era efetivo entre a distância de milha e a meia distância, transmitindo essa característica para seus filhos que tem distância média de vitória de mil e setecentos metros. Até o momento produziu apenas 4 ganhadores de G1 em 12 gerações. Comercialmente a Darley destaca que o filho de Elusive Quality produziu até o momento 8% de ganhadores clássicos por animais corridos. Seu filho que mais produziu em pista foi o japonês Tower of London, que se encontra na reprodução na Darley japonesa. Os cruzamentos mais utilizados foram com a filhas de Sadler’s Wells, que produziu uma efetividade de 13% em pista e trouxe 18.500 libras por produto corrido para seus proprietários. Vale notar que o segundo cruzamento mais utilizado foi com Darshaan, tendo efetividade de 20% e trazendo um resultado melhor com receitas por produto da ordem de 47.500 libras. Esse cruzamento produziu Tower of London que é seu melhor produto até aqui. O americano iniciou seus serviços com uma relação de venda por cobertura da ordem de 3,5 vezes chegou ao fundo do poço com menos de 1/1 e hoje está estável com uma relação de 2,4/1, lembrando que sua cobertura hoje é ofertada por 7.500 euros, não é exatamente um sucesso como garanhão comercial.

Vamos agora ver a joia da coroa o filho de Dubawi e sucesso total na reprodução NIGHT OF THUNDER. Esse garanhão tem duas vitórias de G1 em pista e uma delas é o 2,000 Guineas de 2014, onde bateu de forma inacreditável a Kingman. Quem não viu, veja. Será um deleite para os verdadeiros turfistas. Além dos dois primeiros lugares ainda na prova estavam Australia, Charm Spirit e o tordilho Outstrip, que fechou a raia. Iniciando seus serviços com 30.000 por cobertura e uma relação até desconfiada do mercado de 1,6/1 entre seus yearlings vendidos e seu preço de cobertura, essa relação chegou a subir para casa de 4,5/1 e hoje está em torno de 2/1 já que ele é um dos garanhões mais valorizados do mercado europeu demandando um preço de cobertura de 100.000 euros nas duas últimas temporadas. Comercialmente, a Darley destaca que excetuando-se o fenômeno Frankel, ele é o mais lucrativo garanhão na faixa acima de 50.000 euros. Até o momento em pista sua melhor corredora foi Highfield Princess e ele tem um total de 3 ganhadores de G1. O cruzamento mais executado até agora foi com as filhas de Dansili, gerando uma efetividade de 16% de vitórias e trazendo pro bolso dos proprietários em média 28.000 libras por animal corrido. O cruzamento com as filhas de Cape Cross, que é o segundo mais executado, trouxe um resultado monetário melhor com 40.000 libras por produto corrido. Obviamente o cruzamento de Highfield Princess é o mais efetivo, já que ela é uma neta de Danehill e é o único animal registrado até o momento com esse nick.

Enfim, esses são os 3 garanhões mais veteranos na Darley Irlanda. Night of Thunder chegou a fazer duas temporadas de cobertura na Inglaterra que estão dentro dos dados analisados. A ideia aqui foi mostrar os diferentes caminhos tomados por 3 garanhões. Um que ficou estável, outro que teve sua cobertura extremamente desvalorizada e um terceiro que é um sucesso comercial na reprodução. Em média,  TEOFILO  vendeu 33 animais por ano com uma mediana de 60.000 euros.  RAVEN’S PASS por sua vez vendeu em média 22 animais por ano com mediana de 30.000 euros e  NIGHT OF THUNDER vendeu 48 animais por ano em média e tem mediana de preço de 90.000 euros. A curiosidade desses preços ao longo da carreira dos reprodutores é que elas geram relação custo/benefício muito parecidas em torno de 1,7 de receita por valor de cobertura, ou seja, como foi apresentado nos gráficos, as coberturas seguiram o preço de venda dos animais regulando dessa forma a viabilidade da operação. Espero despertar a curiosidade dos leitores por garanhões diferentes e trazer uma reflexão sobre a forma como avaliamos os números do mercado.

Fechado o Festival ABCPCC resultados muito corretos confirmando o retrospecto dos páreos. Ainda falta correr a prova das éguas, mas tenho que ficar por aqui. Hoje de noite muito papo, análise e opinião sobre as provas do JCB e outras mais. Até lá pessoal.

Abs, Baronius