Pela primeira vez, quando ainda criança, ouvi que"rei morto era rei posto". Pois bem, quando se vende alguém que estabilizou-se como um lídimo rei - a meu ver um de maior majestade que tive o prazer de ver desde Bal a Bali - para algo como Hong Kong, há uma grande chance de se dizer que o rei foi morto, partindo-se do principio que será castrado.
Oryx era o rei, aliás desde que o vi correr pela primeira vez nunca deixei de achá-lo o candidato principal a nosso trono de dois anos. Refrasiando, já no haras, com o Marcel Bacelo de testemunha, quando o examinei inédito que ainda era, perguntei se estaria a venda e o sorriso do Alexandre me deixou ver que nunca. Mas isto fica para uma outra vez...
A partir de sua segunda apresentação houveram alguns que desafiaram sua majestade no Rio de Janeiro, - já que em Cidade Jardim, ninguém ousaria sequer em pensar na possibilidade - mas na Gávea, a começar por Sentinela, seguido por Navy of War e parecia até que em sua última aparição, um não ganhador lhe faria frente, Olympic Orkut, assim seu reinado poderia ter um fim. Ledo engano. Ele mesmo com seu trajeto prejudicado, no final tratou a todos - inclusive os três citados até aqui - como paisagem. E com isto levou o Mossoró.
Não correu mais no Brasil e deixou seu trono vago, a ser conquistado a partir de um três anos que se manifestasse. No festival da ABCPCC, surgiu a primeira oportunidade e vários compareceram, inclusive aqueles três que um dia foram intitulados seus possíveis rivais. E o que se viu foi mais uma vez um descendente de Court Lady, por seu veio mais proeminente o de sua filha Onefortheroad, levar a melhor. Mãe apenas colocada e avó ganhadora de uma, outrossim éguas que trazem em seu bojo a energia transmissora de classe da linha tronco 26, com a adição de nomes como Redattore e Wild Event. Apenas a titulo de ilustração, respectivamente aquele que afirmei meses atrás que será um avó materna excepcional e o outro uma realidade indiscutível. Seu nome Vitruvian, um filho de Hofburg, o que ajuda em muito.
Na anterior, quando perdeu sua invencibilidade na entrada da reta parecia o nome a ser batido, mas ficou no parecia, perante Oryx. Ontem ele confirmou, embora corresse menos no final do aquele que o secundou. Tem toda pinta de líder. Vamos ver.
O Mossoró premiou a Mandrake e a Ethereum e eles confirmaram suas primazias mo Festival. A vitória do primeiro foi estonteante deixando ver a quem ainda tinha duvidas que suas duas vitória no Suckow sobre Oriana do Iguassú e no ano seguinte Legender, não foram por acaso. Aliás o simples duvidar de sua capacidade corredora em provas de velocidade sendo ele um filho de Tiger Heart na linha de Cat´s Night , - a Preta do Mangueirão, criada por mim juntamente com o Antonio Claudio Assumpção no Paraná - considero um ato suicida. Todavia ilustram que corredores do naipe de Oriana o era e Legender, é.
Alguém tem duvida que Ethereum seja a líder de sua geração? Se alguém tem, que mande algo para tirar sua invencibilidade, pois, ela está fazendo um rosário. Sua mãe foi clássica na expressão da palavra e além disto trata-se de uma Wild Event na linha 8-h que no Brasil tem sucesso comprovado, tanto pela descendência de Lady be Good, - linha introduzida por aquele que vos escreve - e Ex-Facto, outra norte-americana, esta introduzida pelo Araras.
E Obataye? O cavalo que em minha opinião deveria ser laureado com o prêmio de cavalo do ano? Afinal ele ganhou o Brasil, o Linneo de Paula Machado, o Paraná, foi segundo no San Paulo e terceiro no Derby paulista e Ipiranga. O que ele precisaria fazer mais? Chover? No Festival perdeu uma corrida criminosa, com o Moreira fazendo tudo direitinho e mesmo assim sendo alcançado nos últimos metros por Underpants, que o pegou com as calças na mão. O problema é que o Cardosinho também fez tudo certinho e com a vantagem de seu pupilo ser filho de uma Wild Again, na linha de Court Lady, igualmente pelo ramo de sua filha, Onefortheroad. É mole ???
Estas foram as quatro provas cujos vencedores mais me impressionaram.
Creio que uma carreira, que não conte com Orla de Ipanema e Rennes - definitivamente nesta ordem - é uma empada sem azeitona, mas valeu a pena por a ganhadora Biarritz, ser uma filha do reprodutor ganhador do Mossoró, Agnes Gold.