HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 14 de setembro de 2024

QUEM AVISA AMIGO É


Tentando ser curto e objetivo, - o que para mim sempre foi difícil - tenho em minha mente com uma verdade apreendida em vida, que o tempo realmente muda a gente por fora, outrossim são as pessoas e sua vivência que tem a capacidade de mudá-lo por dentro.

Assim sendo, viver é capital. APRENDER, IMPERATIVO !

Nada pode ser mais elucidativo como sua capacidade de assimilar seu entorno. Absorver experiências. São as experiências que moldam o seu caracter e as grandes companhias em seu entorno, formadoras de seu perfil de ser. Poucos são os que escapam da criminalidade, dependendo de onde vieram a nascer. Logo, o homem pode vir tranquilamente a se tornar, um produto do meio. Outrossim, não necessariamente.

Como explicar o sucesso de Forli e de Candy Ride, dois elementos advindos do extremo hemisfério sul, num mundo em que o turfe foi criado, moldado e desenvolvido no hemisfério norte em duas zonas especificas, divididas por um oceano.

Forli chegou a ser explorado reprodutivmente, pelas mãos mais experientes do mercado em sua época. Vicent O´Brien e seus irlandeses. Em uma das entrevistas que fiz com O´Brien, perguntei-lhe o que o fez, antes de Northern Dancer, ter como alvo básico, a Forli. E ele me disse que duas coisas: acreditar que o estranho que vencia no ninho alheio tinha um indiscutível valor e nas palavras de Charles Wittighan que pensava ter no argentino a certeza que fora o melhor milheiro que recaíra em suas mãos.

Pois bem, Forli pode vir a ser considerado - juntamente com Cadeaux Genereux - um dos últimos artífices da tribo Hyperion no mundo. Infelizmente uma tribo hoje praticamente extinta nas linhas alta dos modernos ganhadores de provas de grupo, mas ainda quente na construção de linebreeds, nos mesmos.

Passam-se décadas, as distâncias entre a criação no hemisfério norte excedeu em muito a do hemisfério sul, e eis que novamente advindo da Argentina, aparece outro componente de alta importância, para marcar seu ponto. Seu nome? Candy Ride.

Invicto nas pistas e levado a reprodução, foi aproveitado em Lexingon, por uma gama de médios criadores, e creio que não apenas não decepcionou, como surpreendeu aos mais existente ao demonstrar a capacidade de construiu sua própria dinastia. Seu filho Gun Runner, na história do turfe, foi o reprodutor de primeira fornada, a produzir o maior número de individuais ganhadores de grupo. Passou a ser um alvo dos grandes mercados e creio que deva ser visto hoje, como um dos dez mais importantes reprodutores ainda em atividade, no planeta.

Mas ficaria apenas por ai, o legado do ainda producente Candy Ride?

Penso que não, pois, Game Winner, acaba de gerar seu primeiro ganhador de graduação máxima. Um muito bem sucedido ganhador de cinco de seus oito compromissos, sendo três de graduação máxima anos dois anos, este descendente direto de La Troienne parece estar pronto a fixar-se reprodutivamente, também.

Imbreed em Alablue em três distintos mensageiros advindos da linhas maternas de seu avô paterno, Ride the Rails, seu bisavô paterno Cryptoclearance e seu "tatataravô" materno Boldnesian, ele por si só, é imbreed em Mr. Prospector e retém em seu pedigree, importantes linebreeds em Nasrullah e Teddy, que depois de Hyperion, são os dois chefes raça mais prepotentes na produção de operantes linebreeds. 

Ingresso na reprodução com um serviço avaliado em US$20,000 na Lane´s End hoje em sua prieira geração chegada em pista de 118 indivíduos, dos quais 25% correram, 2% ganharam e conta com 0,8% de ganhadores de grupo.

Gaming, seu ganhador de grupo e na esfera máxima, é um invicto ganhador de duas carreiras, que quando yearling, foi adquirido no leilão de treinamento de OBS24 por US$250,000. O que para um advindo de duas mães apenas ganhadoras, e de um pai de primeira geração, obteve um valor mais do que substancial no mercado. Seu ponto alto, são suas terceira e quarta mães, a ganhadora do Del Mar Oaks G2), Savanah Dancer e a Champion 3yo e ganhadora do Epsom Oaks e do Irish 1,000 Guineas, Valoris. O baluarte europeu do segmento 5-h.

Apenas a titulo de ilustração, Savannah Dancer, a bisavó de Gaming, foi arrematada na condição de ainda "yearling" por US%2,5 milhões nas vendas de Keeneland de 1983, por Allen Paulson.

Gaming, solidifica a crença que talvez seja mais importante a qualidade da linha tronco, do que propriamente o que primeira e segunda mães tenham feito em pista, no caso presente, apenas ganhadoras de uma carreira cada.

Olho em Game Winner, pois, para mim, nesse angu tem caroço.