Entre surpresas e confirmações, tivemos dois dias de muita emoção nesta última disputa de Breeders Cup. No embate entre reprodutores, importante se lembra que nenhum deles ganhou sequer duas provas, e reprodutores como Justify, Curlin, Galileo, Tapit entre outros passaram em branco este ano. Não só Tapit passou em branco, tanto como reprodutor e como avô materno, como a tribo dos A. P. Indy/Seattle Slew não venceram sequer uma das provas de GI. E se eles não conseguem ganhar no próprio quintal de casa, é porque a coisa não está boa e cheira a final de feira, como diria Renato Gameiro.
Afinidades entre tribos do pai e mãe que me agradam, elas compareceram com importantes vitórias. Falo de Straight No Chaser, vencedor da BC Sprint (na quarta passada tinha o destacado, o respeito que deveriam dar a ele) filho de Speightster (Gone West / Mr. Prospector) em mãe Johannesburg (Hennessy / Storm Cat). Outro tipo de cruzamento que também me agrada prevaleceu com a vitória de More Than Looks na BC Mile, filho de More Than Ready (Halo) em mãe Harlan's Holiday (Harlan / Storm Cat). Ambos cruzamentos seguidamente defendidos nos artigos de quartas passadas. As três tribos que se relacionam entre si com bons percentuais.
Na última sexta, deixei a pergunta, qual tribo teria mais vitórias na Breeders Cup, Norther Dancer x Mr. Prospector? O placar final ficou em Northern Dancer 7 x 4 Mr. Prospector.
Entre os Northern Dancer, destacamos Sadlers Wells com três vitórias que ocorreram com Soul Of An Angel (Atreides) na BC Filly & Mare Sprint e Thorpedo Anna (Fast Anna) na BC Distaff, ambas via El Prado e Lake Victoria (Frankel) na BC Juvenile Turf via Galileo. Os demais Northern Dancer foram representados por Starlust (Zoustar/Fairy King) na BC Turf Sprint, por Moira (Ghostzapper/Deputy Minister) na BC Fillie & Mare Turf, por Magnum Force (Mehmas/Try My Best) na BC Juvenile Turf Sprint e por Citizen Bull (Into Mischief/Harlan/Storm Cat) na BC Juvenile.
Entre as quatro vitórias de Mr. Prospector, duas delas vieram via Gone West, o já citado Straight No Chaser e Henri Matisse (Wootton Bassett) na BC Juvenile Turf. As outras duas vitórias ocorreram nas duas principais provas do festival, pois Sierra Leone (Gun Runner/Fappiano) venceu a Classic e Rebel's Romance (Dubawi/Seeking The Gold) venceu a BC Turf.
A surpresa do fim de semana ficou por conta da tribo de Caro que obteve duas vitórias, apesar que Immersive (Nyquist) na BC Juvenile Fillies era algo esperado e contou ainda com Full Serrano (Full Mast) na BC Dirt Mile. Interessante que Caro teve grande sucesso na Argentina e logo um de seus representantes argentinos fez um Strike na parceria. Algo que não passou despercebido é que ambos corredores trazem como mães descendentes em linhas altas de A. P. Indy, Immersive traz com avô materno Bernardini e Full Serrano com Jump Start.
Os Halos dificilmente passam em branco nos festivais e quis o destino que não o fizesse via Sunday Silence, e sim via More Than Ready com More Than Looks, este já destacado neste artigo.
Na Batalha entre tribos, Northern Dancer segue dando as cartas com firmeza, ganhando metade das quatorze provas (50%), seguido por Mr. Prospector com quase 30% de aproveitamento, a surpresa com Caro e suas duas vitórias, além do sempre presente Halo com uma vitória.
Já li em algum lugar que a pista manda recado, captou a vossa mensagem meu "Amado Mestre"? Como diria Rolando Lero na escolinha do Professor Raimundo.
Até a próxima Quarta. Abraço Virtual
Marcel Bacelo