Já foi-se o tempo que tinha receio de cara feia e que a opinião alheia me fosse contrária. Depois de certa data, cheguei a conclusão que quem gostava de mim, teria a chance de continuar gostando, dependendo de meu comportamento. Quem não gostava, não seria uma mudança no mesmo que os faria alterar sua opinião. Logo, me tornei mais velho, mais ranzinza, e ainda com agravante de dizer o que tenho que dizer, independentemente da situação que possa ser criada. Resumindo, um chato ao cubo!Expresso o que acho em meu blog, onde a liberdade de espaço e de opinião, a mim dou. E assim, vou levando minhas convicções com a certeza absoluta dos experientes, pelos anos vivenciados, que se não fiz melhor, não foi com certeza pela falta de tentativas e sim pela minha incapacidade de fazê-lo. Simples assim.
Tenho afeição e tornei isto bastante claro em várias oportunidades, que todo o meu sistema de avaliação, está baseado no resultado das provas de grupo de trinta e tanto países em que pesquiso. Países que divido em três patamares. No maior, onde se encontram Europa e Estados Unidos, entre outros, tiro certas conclusões e em cinco meetings deste patamar, acredito que estejam as respostas a grande maioria das perguntas.
Pois bem, na atual temporada, Royal Asot, o fim de semana do Arco, os Champions Days de Irlanda e Inglaterra e a Breeders Cup, trouxeram tona exatamente 49 nomes de especial destaque. Evidente que haverão algumas exceções, mas neste patamar, elas são mínimas. Não ultrapassam sequer a 10%.
Pois bem apenas num cavalo foi capaz de ganhar nos quatro meetings que nfoin chamado a participar, Kyprios. Cinco outros, como Lake Victoria, Porta Fortuna, Charyn, Khaadem e Illinois, o conseguiram em dois. Há de se notar que apenas 14, destes 49, não pertencem a tribo Northern Dancer. E isto representa o exíguo percentual de 28,5%. O que em outras palavras quer dizer que o mundo gira ainda em volta do pequeno notável canadense.
Das vertentes de Northern Dancer, a que mai sobressaiu foi a de seu filhos Sadler´s Wells com 13 individuais ganhadores, estando Galileo na crista da evidência. A coisa funcionou assim:
Danzig - 6
Faire Bridge - 1
Sadler´s Wells - 13
El Prado - 4
Galileo - 8
Montjeu - 1
Storm Cat - 8
Try My Best - 6
Vice Regent - 1
Das demais tribos:
Hail to Reason - 3
Mr. Prospector - 8
Nasrullah - 3
O que se deduz, que não verei tão cedo o ocaso dos Northern Dancers e Mr. Prospectors. Porém, não posso dizer os mesmo dos Hail to Reasons e Nasrullahs. Nom momnto que presenciei on exilioimpetradom pelas linhas altas dos ganhadores de grupo proveniente das tribos St. Simon, Hyperion, Blandford, Tourbillon, Teddy, Harry On, Man O´War, Damascus e outras.
O que apresento deixa de ser uma opinião. Trata-se da análise, simples e objetiva, dos fatos, entre aqueles que chegaram ao pico mais alto da atividade e de lá não admitem sair.
Onze ganhadores de três destes meetings, tinham pedigrees abertos, isto é sem imbreeds em chefes de raça até a quinta geração e de duplicações rm matriarcas até a sexta. No fim de semana do Arco e no Irish Champions Day, TODOS tinham pelo menos um. Cinco ganhadores eram portadores do binômio mágico em seus pedigrees e quatro deles formando tripés.
Em se tratado de garanhões, apenas três conseguiram produzir a três individuais ganhadores e também três os capazes de produzir dois, como pode ser constatado na lista que se segue.
Galileo - 3
Mehmas - 3
Woottom Bassett - 3
Dark Angel - 2
Frankel - 2
Night of Thunder - 2
Quanto as linhas troco, será importante observar que 22 dos ganhadores, pertencem a apenas 10 linhas troncos, das quase 400 ainda vivas e em atividade. A 21-a - que vive o melhor momento de sua existência - foi a única a conseguir quatro individuais vencedores.
21-a - Economics, Magnum Force, Running Lion e Starlust
14 - Illinois e Moira
26 - Rosalion e Inisherim
1-e - Diego Velzaquez e Green Inpact
1-k - Bradsell e Haatem
14-c - Makarova e Shareholder
2-n - More than Looks e Rashabar
5-j - Blue Stocking e King of Blue
9-e - Citizen Bull e Schorty Champ
9-f - Kyprios e Leovanni
E quanto aos avôs maternos? Dansili foi o único capaz de gera as mãe de três destes vencedores. Outros nove foram capazes de gerar mãe de dois ganhadores. Como pode ser constatado na lista que se segue. Numa análise mais ampla a projeção de Danehill e seus filhos e Sadler´s Wells e os seus, como avôs maternos, representam a dominância neste setor.
Dansili - Bluestocking, Kalpana e Running Lion
Dalakhani - jayarebe e Ramadan
Danehill - Illinois e Kyprios
Fastnet Rock - Magnum Force e Port Faria
Galileo - Auguste Rodin e Green Impact
Invincible Spirit - Shareholder e Starlust
New Approach - Rosallion e Scorthy Champ
Pivotal- Camille Pissarro e Henri Matisse
Sea the Stars - Makarova e Vertical Blue
Street Cry - Isle of Jura e Rebel´s Romance.