Dizer o que?
As coisas não costumam a acontecer por acaso num turfe de primeiro mundo. E creio que a Argentina possa ser vista como quase pertencente a este primeiro mundo. Talvez a única na América do su, e a única outra, além da Australia, no hemisfério sul. E tudo tem base, nos alicerces genéticos que montou, no inicio do século passado e final do anterior, com o nível de reprodutores que teve a coragem de importar.
É claro que eram outros tempos. A Argentina gozava de um economia incandescente, reconhecida como a segunda do planeta. Pois bem, dito isto, torna-se necessário reconhecer que tudo relacionado a nosso continente de alguma forma, aflora primeiro na Argentina e pouco a pouco é copiado pelos outros países de nosso continente, e acabam igualmente acontecendo. Halo é um exemplo. Assim como Buckpasser o foi anteriormente. Hoje, creio eu, ser ela a maior depositária de Storm Cat verdadeiros. Não aqueles fajutas que países como o Brasil trouxeram. Explico-me melhor
Este festival de La prata que tem como prova principal o Dardo Rocha, é completado por três outras provas de grupo e este ano foram vencidas por três descendentes de Storm Cat, em três distintos segmentos. Único Happy é um filho de Hi Happy este por sua vêz, um filho de Pure Prize (Storm Cat). El Mejor Recuerdo é um ilho de Il Campioni, consequentemente um Saco Dady (Johannesburg-Hennessy-Storm Cat). Escolastic Girl é uma filha de Suggestive Boy e este por sua vez de Easing Along (Storm Cat).
E embora os dois primeiros sejam proveniente da linha tronco 14, os três tem por mãe éguas oriundas de três distintas tribos, a se conhecer: In Reality, Danzig e Halo. O que isto prova? Que acima de possiveis nicks e prováveis afinidades, Storm Cat exerce plenamente sua dominância.
No Brasil, não havendo a oportunidade pelo dinheiro me conferido a gastar, trouxe um bom neto de Storm cat, Tiger Heart. Um ganhador de quatro carreiras em 13 apresentações e sete colocações, que a seu favor possuía o fato de ter sido segundo colocado em duas provas de graduação máxima. Pasmem, mesmo assim ele foi ridicularizado por ser filho de Scatmandu, mas agora pergunto, houve neste século algum outro semental que importado, exerceu tanta dominância quando a necessidade é velocidade?
Na tribo Northern Dancer, existe um hierarquia: Danzig, Sadler´s Wells e Storm Bird (o pai de Storm Cat). Hoje ainda necessariamente nesta ordem. Mas do jeito como as coisas vem se comportando, pergunto: por quanto mais tempo, os dois primeiros nesta escala, estarão acima de Storm Cat?