No sábado, poucas surpresas, a não serem as parcas atuações de Scottish Lassie e East Avenue, que seriam os champions 2yo se ganhassem, mas perderam provas ganhas pela invicta Immersive e uma dupla do barulho de Baffert, Citizen Bull e Gaming. Outrossim, o nome que me chamou mais a atenção foi Lady Victira, que se tiver estamina, ganha os Guineas possivelmente, de costas.
No domingo a apresentação de City of Troy, Na Classic, foi simplesmente vexaminosa. O´Brien explicou e se complicou. Mas City simplesmente não participou da carreira. Simples assim. Uma caricatura dioo cavalo que é. Não sei também, o que o jockey de Fiernceness tinha na cabeça, não tendo a sua frente um City of Troy e mesmo assim, foi acompanhar um trem maluco estabelecido por um outsider. Isto o fez entregar o ouro no final, para um Sierra Leone, que surpreendeu a todos, pois, finalmente chegou.
Sempre esteve certa vó Adelina que dizia que o rio sempre corre para um oceano. No turfe a Coolmore é um dos oceanos. Talvez, o mais importante. Assim como pertencem a eles, os primeiros dois colocados e evidentemente aquele que ela tem sua maior participação chegou a frente. Foi uma Classic complicada, onde até um cavalo que ganha de Crupi apenas, foi feito quinta força e como era esperado, fechou a raia melancolicamente.
Na Turf, a não ser o fato de ter sido ganha por um cavalo que ganhou provas de graduação 1 na distância em Dubai, Qatar, Hong Kong, Alemanha e pela segunda vez esta prova nos Estados Unidos. Pena Rebel´Romance ser castrado. E no mais, me recuso a morrer abraçado como afirmei, com Emily Upjohn. Pois, ela não morreu. Foi simplesmente assassinada por um Dettori que a correu em ultimo, sempre junto aos paus, e da cerca não se afastou um centímetro sequer. O que ele queria? Que lhe cedessem passagem? O cavalo japonês que corria a seu lado e foi levado a fora na reta, atropelou violentamente e com mais 50 metros teria se sagrado vencedor. Simples assim. Ela ganharia se conseguisse a passagem? Não sei.
Rousham Park e Shahriar, bridaram ao publico japonês com um segundo e um terceiro na Turf, assim como na Classic, Forever Young foi terceiro, para variar correndo uma barbaridade no final. Premio a uma nação que leva a sério a atividade.
Mas as surpresas não ficaram por ai, na Filly and Mare, a quarta prova mais forte do programa, ganhou Moira, horse de year no Canadá. Não que eu tenha nada contra o Canadá. Afinal de lá vieram Northern Dancer, Nijinsky, Taylor, Gretzky e seis ganhadores de outras Breeders Cup, mas poucos pareciam ser aqueles que ontem nela acreditavam e não portavam passaportes canadenses.
Na Mile, com um campo este ano fraquinho - como o cérebro da Dilma - tinha nos Europeus, como sempre as esperanças maiores. Charles Appleby retinha as três ultimas conquistas, todas obtidas por distintos cavalos, Space Blue, Modern Game e Master of the Seat, todos montados por Buick e defendendo as sedas da Godolphin. E no ano que precedeu as três conquistas, Order of Australia de Aiden O´Brien. Pois bem, este ano, um dos filhos de Aiden trazia Porta Fortuna, uma ganhadora de 7 em 11, além de ter sido segunda nos 1,000 Guineas. Muita fé no local Johannes, coincidentemente um também ganhador de 7 em 11. E havia Notable Speech, o ganhador dos Guineos, mas que alternava boas e desastrosas participações desde então.
Muitos só acreditam no que possam ver. O problema é que não veem tudo e acabam embarcando no ônibus errado. Fizeram de Notable Speech o favorito. Por sua vez, More than Looks, vinha perdendo seguidamente para Carl Spakler, mas nas duas ultimas vezes, duas provas de graduação 1, cada dia mais a distância vinha diminuíndo, entre eles, e na última, se não sofresse os prejuízos que recebeu, não perderia. Pois bem, Porta Fortuna mais uma vez se viu no caixote, que os europeus sempre se metem na Califórnia, e sem uma chance sequer de sair do buraco que seu jockey a meteu, desistiu da carreira. Johannesburg correu corrida de sua vida, mas foi alcançado no último pulo por More Than Looks, que não deu desta vez a mínima bola para Carl Sparkler que chegou na sexta colocação.
E Notable Speech? Como frisamos, um cavalo tremendamente irregular, voltou a negar fogo, sem uma razão aparente outrossim a aceleração final do filho de More Than Ready bem como o tempo final estabelecido por ele, por si só garantem que o cheque foi para as mãos que o merecia.
E chegou-se a Mile no dirt, uma prova para qual não tinha respeito algum, e que com os últimos ganhadores, me fez a ter pelo menos uma mínima consideração. Mas minha confiança expirou de vez, com a vitória do argentino Full Serrano que não me lembro sequer ter ganho prova de grupo em seu pais de origem.
14 carreiras. 14 sentenças. Foi na verdade um festival que revelou muito. A derrota de City of Troy e East Road, foram as mais marcantes. As vitórias de Lady Victory, Immersive, Rebel´s Romance e Thorpedo Anna garantiram championships e quiça um horse of the Year. E apresentações deslumbrantes de More Than Looks, Henri Matisse e Sierra Leona, não vou mentir: me trouxeram surpresas
Mais uma temporada que se vai. Antes ela do que eu...