Mas há também uma via de Mr. Prospector há décadas explorado na América do Sul que não devemos deixá-los de lado, falo dos Fappianos. Fappiano correu dezessete vezes para vencer dez, três segundos e um terceiro com destaque para sua vitória aos três anos no Metropolitan H. GI, iniciando sua função de reprodução na Tartan Farms na Flórida com seus últimos três anos de vida na Lane's End no Kentucky. Chama muito a atenção as suas sete primeiras mães, me refiro a Killaloe, Gold Digger, Grand Splendor, Raise You, Sequence, Aspidistra e Cequillo. Pesquisem sobre elas, só tem fera nessa lista.
Se falarmos da lista de grandes cavalos descendentes de Fappiano, vamos ficar semanas escrevendo grandes nomes, dos mais recentes podemos citar Arrogate, o tríplice coroado American Pharoah e o grande argentino Candy Ride.
Falando em Candy Ride, nesta segunda em Maroñas os GP Pineyrua e GP Ciudad de Montevideo foram vencidos por descendentes de Candy Ride. Na milha a vitória coube a Si Senor filho de Senor Candy/Candy Ride em mãe Not For Sale que inclusive traz um 4x5 em Fappiano, pois sua segunda mãe é filha de Roy, filho de Fappiano, que obteve grande destaque como reprodutor no Chile e Brasil. Não é de hoje que os Fappianos vão bem na América do Sul.
No GP Ciudad de Montevideo a vitória coube a Dale Flojita, filha de Sloane Avenue/Candy Ride em mãe De Pizarra, que além de ser uma 12-d, trás um 5x5 na matriarca Special.
Refrescando a memória dos navegantes, os descendentes de Fappiano venceram as principais corridas no Brasil em 2024, pois o GP Brasil GI foi vencido por Obataye/Courtier e Underpants/Emcee venceu o GP Cruzeiro do Sul e GP ABCPCC Matias Machline ambas GI além da troféu Mossoró Ethereum, do vencedor do GP Sandpit GIII Hórus do Nilo, de Mapa do Brasil que ganhou o GP Nove de Maio GII entre outros.
Como descrito acima, Emcee e Courtier são dois descendentes de Fappiano que tiveram seus filhos com destaque nas pistas em 2024 no Brasil. Portanto, olho vivo no inesgotável Fappiano e seus descendentes. #fica a dica.
Antes do tchau, escrevi segunda e publicada na quarta da semana passada que o Ramirez deste ano estava com cheirinho de Argentina, pois é, quem avisa, amigo é...
Até a próxima quarta, abraço virtual
Marcel Bacelo