Julgar o passado com a lente do presente, é para mim, o erro fundamental, quando comparações são levadas a efeito. Por isto, evito-as. E reprovo quem o faça.
Como julgar Ribot, Alleged e Enable, todos vencedores em mais de uma oportunidade do Arco? Pelo tempo estabelecido? Balela. O tempo estabelecido, depende do estado da pista e das condições de tráfego na corrida de cada um. O máximo que poderia supor, se fosse obrigado a fazê-lo, seria considerar estes três superiores a Treve, que igualmente saiu-se vitoriosa mais de uma vez e certamente a Corrida, que o fez quando a corrida não gozava da importância que agora usufrui.
Nem mesmo o fato de Enable, ter ganho três King George, um a mais do que Dahlia, garante que ela possa ser superior a mesma. Alias quem em sã consciência pode afirmar que haja uma diferença entre Zenyatta e Rachel Alexandra, que pelo menos correram durante um certo período de época, sem se defrontarem ?
Agora quando você coloca Ribot, Alleged e Enable em um mesmo patamar e Treve em outro logo abaixo, pode-se concluir, tratar-se de um raciocínio lógico. Lógico, mas ainda assim, longe de se ter a contundência de uma verdade absoluta.
Teriam Ribot, Alleged e Enable, capacidade técnica de bater um Dancing Brave na milha e meia de Longchamp? Pelo que assisti, diria, que no mínimo teriam trabalho. Logo, mesmo ganhando em apenas uma oportunidade - na única vez que correu - ele deve ser alçado ao mesmo patamar dos três, anteriormente citados. E não poderíamos adir a este grupo de alta gradeza, por exemplo um Nijinsky? Omiti-lo apenas por ter perdido suas últimas carreiras? Secretariat perdeu cinco e nunca deixou de ser, justamente com Man O´War, um dos preferidos desta nação. Qual seria então a coerência, de não inclui-los?
Agora é válido se ter simpatias maiores. Algo pessoal e que não afete julgamento de quem quer que seja. Como tenho por Zenyatta em relação a Rachel Alexandra e igualmente entre Enable em relação a Dahlia. Não estaria, de alguma forma, comparando-as e desmerecendo as preteridas. Apenas tecendo minha maneira de aquilatar qualidades. Simples assim.
Não me considero um lobo solitário, muito menos o defensor das causas perdidas, mas tento preservar a imagem daqueles que me impressionaram.