A história de sempre: a foto é antiga, mas...
Ao contrário de muitos que acreditam que não aceito o feio, afirmo que aceito-o... com certas reservas...
Fui arquiteto, uma profissão que acentua não apenas seu gosto pela estética, outrossim também pela funcionalidade. Logo, tento ver estes dois detalhes em um cavalo de corrida.
George Blackwell dizia que o mais importante num selecionador de cavalos de corrida, era detectar as virtudes e saber conviver com os defeitos.
Não sendo defeitos impeditivos, encaro os desafios. Da Hoss e Sea Girl, souberam conviver com seus defeitos, todavia acredito ter sido isto possível pelo equilíbrio de seus desenhos e pela forma como que se movimentavam. Portanto, não encontraram em minha lista de bem sucedidos, elementos desequilibrados, porem, alguns, não serão modelos de perfeição.
Tive um amigo, que era muito feio. O Mikimba. Na verdade nunca soube seu nome verdadeiro. O conheci como Mikimba nos campos de pelada, e jogando no futebol de praia. E Mikimba ficou. Era morador do Pavãozinho e jogava uma bola redondinha.
Ele contava, que quando bebe de colo, era tão feio, que o padre se recusou a batiza-lo tão logo a igreja adentrou, nos braços de sua madrinha. Enfatizou o padre, que se em duas horas, não miasse ou latice, aí sim o batizaria. Ele era realmente o exagero da feiura, mas correndo tinha a leveza de uma gazela e a velocidade de uma cheetah. E com o agravante para seus adversários, que chutava com as duas, em qualquer momento de seu percurso.
Pois bem, sempre que vejo um cavalo que pouco me atrai, porém me chama a atenção em seu comportamento quando se locomove, me lembro do Mikimba. Tentei alguns e me dei bem em vários, inclusive nos dois anteriormente citados.
Examino cavalos a décadas. Os seleciono e portanto, erro e acerto. Evidentemente se ainda o faço aos 75 anos a se completar, acertei mais do que errei, até aqui. Contudo, quero confessar que aqueles cavalos que selecionei e se consagraram nas provas mais importantes que tive o ensejo de disputar, eram basicamente completos. O conjunto, não apresentava falhas gritantes, a não ser os dois citados até aqui.
Quem teve a oportunidade de examinar Cara Rafaela, Estrela Monarchos, Einstein, Gloria de Campeão, Little Bay Bear, Hard Buck para se citar apenas alguns, há de concordar trataram-se de cavalos acima de qualquer suspeita.
Mas reconheço que tive a oportunidade de comprar Zenyatta e Vada, e as risquei da lista. E nunca compraria Pico Central, Duplex ou mesmo New Dandy. Imaginem, vocês terem a oportunidade de te-los em seu grupo? Desta forma, como sempre defendi, o tiro pode vir de qualquer lugar, mas até eu cometo erros.
Gostaria de der a amplitude de alguns, capazes de ver as almas dos equinos ou mesmo possuir a capacidade de perdoar, como o Mario Campos, não apenas falta de presença bem como físicos desequilibrados. Tenho plena certeza que se o Mário fosse olheiro de futebol, fatalmente teria selecionado o Mikimba para um clube para quem trabalhasse.
Que final levou o Mikimba? Morreu, antes de completar 18 anos, em uma blitz policial no morro em que residia.