Existem dois elementos primordiais para a propagação de um turfe sadio: O primeiro é o craque. O segundo a rixa entre dois animais. E quando esta rixa se dá entre dois craques, é o turfe ganha mais com o fato. Certamente este é o caso de Affirmed e Alydar, no final da década de 70, nos Estados Unidos.
Enquanto Alydar era visto como o o cisne, Affirmed não passava do patinho feio. Este era o quadro que melhor pode descrever esta rivalidade.
Uma pergunta pertinente: poder-se-ía classificar um sete a três de duelo?
Para muitos o que Afirmed fez foi golear seu arqui inimigo, nos dez embates que tiveram. Mas a verdade nua e crua, é que Alydar nunca perseguiu a Affirmed, simplesmente caçou-o. Pois, o que os dois demonstraram em pista para mim nunca soou como uma rivalidade. Me pareceu mais uma guerra. Batalhas campais. Tanto que para muitos o placar moral de oito a dois seria o mais verosímil, já que a desclassificação de Affirmed no Travers, até hoje é tremendamente contestada e passível de criticas.
Outrossim, o ponto alto desta rivalidade, deu-se justamente no Belmont stakes, onde a batalha campal teve seu inicio desde a largada e de lá ao disco de chegada, a diferença entre ambos não passou de mínima. Logo, não foi apenas o fato de Affirmed ganhar. Foi da maneira que o fez, com coração, tenacidade e classe. E numa tríplice coroa, onde o placar final de menos de meio corpos na soma das três diferenças a favor de um em relação ao outro, o que pode ser dito?
Vó Adelina sempre preconizou que não há rixa, sem que um não torne o outro algo ainda maior. E foi o que Alydar fez de Affirmed. Não apenas valorizou um tríplice coroado especial. Mas sim numa legenda turfística ainda maior.
Se você, Marcos Augusto quiz saber qual foi o Belmont Stakes que mais me impressionou, espero ter lhe respondido. E complementaria quem na verdade foram dois; o de 73 e o de 79. O primeiro pela demonstração dada por Secretariat, algo que não acredito que possa vir a ser repetido, pelo menos pelo período que me rest de vida. E o outro pela coroação de uma guerra que parecia não ter fim.