Foram três os lotes por mim selecionados nas vendas definitivas do haras Bagé do Sul. O fim da linha para mais um importante centro de criação de Bagé. Quando esta sangria chegará a seu final? Não sei. Mas tem se mostrado até aqui como a tendência do mercado.
Estes três, foram adquiridos entre outros pelas conexões do H e R: a Hofburg na Just Wright, o Alcorão na Guaratinga e aquele que considerei o melhor da venda, o Goldikovic na Twice so Night. Sou um admirador de Goldikovic? Com certeza que não, mas o sistema que adoto visa o individuo, criando-se assim em minha vida a possibilidade da existência de Much Betters, Estrelas Monarchos, Sea Girls e outros mais.
Um detalhe deveras inovador, foi o Ulysses apresentar todos os seus produtos sem maquiagem. Saidos do campo diretamente para as mãos de seus novos proprietários. Numa medida arriscada em termos comerciais, porém completamente compreensível em termos de conduta acertada. E por isto mesmo acatada pelo profissional mercado de compradores.
Gastamos muito em maquiagem, em um processo que certamente desacelera o crescimento natural de um cavalo de corrida. Mas virou uma praxe, universal. Dai os reservados já terem suas primeiras vantagens: foram criados para correr, não para ser vendidos em hastas publicas. Não sofrem uma desaceleração em seu crescimento, nem passam prematuramente, por seu segundo trauma na vida: a mudança de meio ambiente, proporcionada por seu novo proprietário. Mudança esta que implica, de diferente cenário, alimentação e lida, é vital. Faça isto com adolescentes, e descobrirão, no que eles irão se transformar.
Mas o Ulisses Carneiro pelo menos minimizou o processo, dando a eles a liberdade do campo, até o momento da inevitável mudança que ocorrerá em suas vidas. Não deveriam os demais haras que vendem agir de uma mesma forma? É com certeza mais barato e infinitamente mais honesto, no processo de vendas. Todos ganham. Afinal, minimizar os traumas é parte do sucesso do cavalo atleta, pois, logo a seguir passarão por seu terceiro trauma em pista: a doma.
Criar cavalos de corrida requer conhecimento, sorte e uma constante obrigação de minimizar os traumas que as mudanças hão de criar no atleta em formação. O resto é narrativas do PT...
O Ulysses, não se foi. Com certeza ficará por ai, trabalhando no mercado, apenas que num viés distinto, talvez o da consultoria. Seus arrendamento expirou e o Bagé do Sul foi obrigado a se extinguir. O que sugere que mais uma parte de nossa história será perdida na vala de um brejo, qualquer...