Aproveito para agradecer o agradável sábado que tivemos no Haras Palmerini vendo sua ótima geração de desmamados. Estar acompanhado as inspeções em campo com Renato Gameiro sempre trazem excelentes aprendizados e trocas de idéias.
Fim de semana de excelentes resultados em pista para refletirmos. Primeiro que das quatro provas de abertura da Tríplice Coroa Americana e Inglesa, três ganhadores são descendentes de Northern Dancer, sendo dois via Storm Cat e um via Sadlers Wells. O outro um Mr. Prospector via filho de Dubawi. Ou seja, Northern Dancer dominante e um pedacinho para Mr. Prospector.
No Kentucky Derby, Edson Alexandre foi preciso ao falar que Sovereignty é um falso Into Mischief, primeiro porque a afinidade de Storm Cat com descendentes de A. P. Indy tem ocorrido via Tapit, onde Sovereignty tem mãe via Bernardini. Segundo que a família 9-f dele domina as provas de grupo pelo mundo nos últimos cinco anos. Sua mãe Crowned tem uma grande concentração de afinidades entre Mr. Prospector e Seattle Slew, pois ela é filha de Bernardini (Seattle Slew), Empire Maker (Mr. Prospector), Seeking The Gold (Mr. Prospector) e Seattle Slew. Não sugiro que se tente repetir esse cruzamento no Brasil, a menos que você tenha a sua reprodutora com uma estrutura genética semelhante.
Interessante o cruzamento criado pelo Haras Figueira do Lago com o líder entre os potros de dois anos em São Paulo, falo de Teimoso filho de Momento de Alegria com Internauta por Holy Roman Emperor que traz a afinidade clássica europeia de descendentes de Sadlers Wells (Momento de Alegria) com éguas descendentes de Danehill (Holy Roman Emperor), família 2-n. Algo que eu sugeriria a se avaliar tentativas semelhantes no Brasil, mas como sempre fala o Gameiro "atenção aos mensageiros que vocês irão usar". Inclusive nós dois falamos sobre isso, primeiro devemos avaliar se há afinidades e depois se com os mensageiros usados, essa afinidade se mantém em pé. Mas aquelas tribos que não demonstram afinidade, seja qual os mensageiros que você usar, dificilmente trará resultado, a menos que você tenha uma reprodutora muito prepotente, ou como diz o Edson "ter uma dadeira" que pouco importa o reprodutor, ela produz classe e luz quase que sozinha...
A papo no Haras Palmerini surgiu o interesse de sugestões para cruzar com uma égua que estará saindo de campanha, de boa família materna, a 1-x onde outro ponto de força do pedigree é ter um 3x3 em Danehill. Minha sugestão foi cobri-la com um descendente de Sadlers Wells para fazer uma concentração de Northern Dancer através de seus três principais mensageiros Sadlers Wells, Danzig e Storm Cat, uma duplicação em Special. Na segunda barriga mudar de garanhão para um descendente de Danzig para fortalecer ainda mais o 3x3 em Danehill trazendo três linhas de Danehill e quatro mensageiros no Danzig. Depois do nascimento dos dois primeiros produtos, analisa-los e escolher em qual dos dois garanhões deveria repetir a cobertura analisando o físico dos produtos nascidos. Raciocínio lógico sempre ajuda e se fazendo tudo certo ainda não há garantias de sucesso, imagina fazendo as coisas no aleatório?
Não à toa a paixão do Gameiro para com as famílias maternas. Além do ganhador do Kentucky Derby ser da família 9-f, tivemos outro de destaque da mesma família que foi Lendário Brujo, ganhador do GP ABCPCC GI em 1.000m com a afinidade Comandante Dodge (Mr. Prospector) em égua filha de Tiger Heart (Storm Cat), segunda mãe Lode (Mr. Prospector), o famoso sanduíche de Mr. Prospector com recheio de Storm Cat. Os inbreedings de 3x4 Mr. Prospector e 4x4 de Storm Cat certamente ajudam na velocidade de Lendário Brujo. Outra sugestão de afinidades a serem repetidas na busca de sucesso, principalmente em provas que exijam precocidade e velocidade.
As dominâncias e afinidades estão aí, para mim já passou a muito tempo de achar que são coincidências, mas sempre digo "a decisão e o dinheiro é seu, use-o como melhor achar".
Até a próxima quarta, abraço virtual
Marcel Bacelo