Hoje vamos explorar e refletir um pouco sobre o pedigree dos primeiros e segundos colocados nas seis provas, machos e fêmeas, na abertura das tríplices coroas Americana, Inglesa e Francesa. Desta forma agrupamos o pedigree de doze animais. Como estão as dominâncias nas principais provas para os três anos na América e Europa?
Dos doze animais, nove (75%) deles têm a tribo paterna dos Northern Dancer e três (25%) pertencem aos Mr. Prospector. Não há espaço para demais tribos no alto nível de disputa, com Northern Dancer tendo o triplo de resultado que os Mr. Prospector.
Dos nove Northern Dancer, quatro deles via Storm Cat, sendo dois via Hennessy, um via Giant's Causeway e um via Harlan, ou seja, os três principais veios de continuação de Storm Cat sendo representados. Dois via Nureyev, ambos filhos de Siyouni, dois via Sadler's Wells por Medlaglia D'Oro e seu filho Bolt D'Oro e um via Danzig através de Green Desert, com um filho de Kingman.
Notem o quanto a tribo de Storm Cat vem evoluindo a cada ano e se destacando em relação ao dominante Sadlers Wells que passou em branco nas disputas Européias e foi representado com o primeiro e segundo lugares no Kentucky Oaks por Good Cheer e Drexel Hill. Siyouni leva sozinho a continuidade dos Nureyev, ganhou a prova das fêmeas na França com Zarigana e segundo na versão inglesa com Flight. O único representante de Danzig foi segundo na versão inglesa de machos, falo de Field Of Gold e via Green Desert.
Notem que prova atrás de prova o nome de Danehill nas linhas altas tem sumido das grandes disputas Européias e sequer aparecem no campo das provas americanas. Hoje, Danehill sobrevive na Austrália, mas com a contínua importação e shuttle de reprodutores na Austrália, caminha para extinção. Me preocupa que nós brasileiros estamos investindo em reprodutores com descendentes em linha alta de Danehill, um dia dominante e hoje ladeira abaixo dominado por outras tribos. Para refletirmos...
Dos três indivíduos com linha alta de Mr. Prospector, um via Gone West (Wootton Bassett), Smart Strike (Curlin) e Seeking The Gold (Night Of Thunder). Ganharam a versão masculina da França, feminina Inglesa e segundo na masculina Americana. Fappiano passou em branco e Forty Niner sobressai na América do Sul.
Olhando para os avôs maternos, tivemos oito com a mãe em linha alta de Northern Dancer, dois Mr. Prospector, um Caro e um A. P. Indy. Até nos avôs maternos a vantagem dos Northern Dancer foi esmagadora.
Entre os avôs maternos de Northern Dancer, tivemos três via Sadlers Wells (Frankel, Galileo e High Chaparral), dois via Storm Cat (ambos via Shamardal), um via Nureyev (Pivotal), um via Deputy Minister (Daaher) e um via Danzig (Hard Spun). Mesmo entre os avôs maternos, Danehill não deu as caras...
Os dois Mr. Prospector via Seeking The Gold (Dubawi) e Street Sense (Street Cry). Um A. P. Indy via Bernardini, um Caro via Uncle Mo.
Notem que muda o local dos principais cenários das grandes disputas, mas as principais tribos e seus principais veios são representados? Sumir do pedigree dos grandes campeões mostra um sinal que a coisa está começando a feder, tipo fim de feira.
Sobre Danehill especificamente a coisa não está boa, vem fedendo de uns anos para cá. O que chama a atenção é que seu inbreeding 3x4 ou mesmo 3x3 ainda aparece no pedigree de alguns campeões assim como já acontece há um bom tempo com Lyphard, identificá-los num pedigree, certamente ainda são pontos de força de se buscar criar no pedigree durante as simulações de cruzamentos. Por que desse comportamento? Como diz o Gameiro, "quem tentar explicar, vai se complicar"... é assim que a banda vem tocando...
Até a próxima quarta, abraço virtual
Marcel Bacelo