Um artigo publicado anteriormente, causou polemica, pois, recebi logo na manhã seguinte, uma enxurrada de considerações sobre o mesmo, e principalmente na forma como eu analiso a situação.
Não sigo a cartilha de quem quer que seja, embora concorde muito com a maneira com que Tesio via o mundo das corridas de cavalo.
Tenho meus critérios e aceito que outros tenham os seus, mas tão somente no momento que puderem responder sem narrativas e ilações, a perguntas como: Pela tábua de qualificação emitida pelo Timeform, seria Baaeed, 10 libras inferior a Frankel? Ou mesmo inferior a Tudor Minstrel? Simples de se perguntar. Complicado, de se responder
Na verdade gostaria de ver Frankel, Baaeed, Miesque e Goldikova correrem uma mesma milha. Seria uma carreira e tanto.
Poie é, tinha um jogador de futebol que dizia, que quando o clube "fingia" que o pagava, ele simplesmente "fingia" que jogava. Pois bem, isto se chama reciprocidade, como a apresentada no inicio deste. Mas por acaso isto resolve qualquer questão?
Eu mesmo me pergunto até hoje, se alinhados nu mesmo starting-gate, quem iria vencer num embate de milha e meia, entre Sea-Bird, Ribot, Shergar, Mill Reef, Dancing Brave, Nijinsky, Alleged, Sea the Stars, Harbinger, Dubai Millenium e Enable? Se não tenho a resposta como poderia comparar? Contudo, se por acaso com um revolver centrado em minha testa, fosse obrigado a fazê-lo, certamente o nome de Harbinger, seria o menos votado. Então, como explicar seu Timeform ser inferior apenas aos de Sea-Bird, Ribot e Mill Reef? Este é o problema dos rates. eles focam apenas em uma situação.
Você não deveria qualificar um cavalo de corrida, por apenas uma apresentação. Nijinsky, por exemplo, até a disputa do Arco, tinha tudo para vir a ser o cavalo do século. Será que em momento algum, nenhuma de suas apresentações foram superiores, ou pelo menos nomesmo nível, a superior apresentada por Mill Reef, Harbinger e Sea the Stars ? Sinto muito, mas não posso acreditar. Simplesmente é muito para a minha paupérrima capacidade cognitiva. E há de se ter muita imaginação para se acreditar...
Alguém em sã consciência pode afirmar que Abernant bateria a Dayjur, e Flighline a Secretariat? Ou que Enablen bateria a Zarkava em um Arco? E entre Dahlia e Petite Etolie? Meus caros navegantes, existe uma grande diferença em se analisar corridas e selecionar inéditos para as mesmas. Como o faço, nos dois casos, posso afiançar que igualmente haverá um ponto comum em ambas situações: você tem que identificar, qualidade.
Desta forma respeito, mas de maneira alguma sigo a cartilha do Timeform