Escrevi isso anos atrás e até o presente momento, não teria nada a acrescentar ou apagar. Dito isto, posso afiançar que não tenho um Kentucky Derby favorito em minha mente, entre aqueles que tive o privilégio de assistir. Talvez, possa citar o de Monarchos, no qual estive presente, não apenas pela forma que configurou-se como pelo extraordinário tempo conseguido, 1.59.97, apenas inferior ao de Secretariat. Aliás foi esta a grande carreira conquistada pelo tordilho. Talvez, a única...
O Kentucky Derby é disputado sob forte tensão. A semana que o antecede dá um toque final, na cruenta Road to the Derby, disputada meses a fio, que não apenas qualifica o grid de largada nos dias de hoje, mas também mantém viva, meses a fio, a atenção na prova.
De 1977 para cá, ate 2007, não me lembro de ter faltado a algum. Os mais recentes passei a assistir por televisão enquanto os anteriores, os vi por videos. Mas garanto a meus navegantes, que nada lhe ensina mais sobre esta carreiras que as manhas da semana que antecedem a carreira. Foi ali que Holy Bull perdeu o seu e Mine That bird, que chegou de trailer próprio dirigido por seu treinador, ganhou on seu. Aliás ele foi exatamente o derby, que assisti de Keeneland, com o Aluizio ribeiro.