HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

quarta-feira, 25 de junho de 2025

NAS ENTRERLINHAS DO TURFE

Eu estava na praia, curtindo mais um de minhas manhãs, aqui em Hallandale Beach, quando dei inicio a leitura da coluna do Marcel. E pus-me  conjecturar...

 Neste último fim de semana tivemos um movimentado festival do GP Brasil no JCB no Rio de Janeiro. Em outros grandes festivais de turfe, normalmente eu junto os ganhadores das provas de grupo para traçarmos as dominâncias de cada tribo de olho naquelas que vem ganhando terreno versus as que uma hora dominantes, vão "caminhando para fora do baile". Buscando também uma comparação, porque não, do que acontece no Brasil com o que ocorre no mundo.

Das nove provas de grupo, sendo cinco de GI, uma de GII e três de GIII que tivemos, assim como ocorre nos festivais pelo mundo, tivemos a dominância dos Northern Dancer vencendo quatro das nove provas de grupo disputadas. Duas delas via Storm Cat com Mandrake (Tiger Heart - Scatmandu) no GP Major Suckow GI e Tá Legal (Can The Man - via Harlan) no GP Jockey Club Brasileiro GI. Note que dos três principais ramos de Storm Cat, o de Harlan se fez presente. Tivemos a vitória de Odalisca (Sangarius - Green Desert - Danzig) no GP Francisco Villela de Paula Machado GII e Jimbongo (Goldikovic - Galileo - Sadlers Wells) no GP ABCPCC GIII. Analisando os Northern Dancer, Storm Cat, Sadlers Wells e Danzig além de estarem presentes na semana máxima brasileira, tiveram seus principais mensageiros presentes entre os vencedores, via Harlan, Galileo e Green Desert.

Destaco o pedigree do novo recordista dos 2.500m grama na Gávea de nome Jimbongo que em seu pedigree traz um 3x3 Sadlers Wells que funciona, lembrando que a grande Enable é 3x2 em Sadlers Wells, assim como outro ponto de força que é o inbreeding em Lyphard, no caso um 5x5. Destaco que no Japão e Europa esse inbreeding em Lyphard tem aparecido com certa frequência e aqui no Brasil já ajudou com o sucesso de Put It Back e Public Purse. Algo a se avaliar, para que tem acesso e acredita em Goldikovic.

Três provas foram vencidas pela tribo Mr. Prospector, onde TODAS foram através de filhos de Drosselmeyer, começou com Rei da Brincadeira (mãe Northern Afleet) no GP Delegações Turfísticas GIII, passou por Night Of Rose (mãe Clackson) no GP Roberto e Nelson Seabra GI até Dopodomani (mãe Point Given) no GP Presidente da República GI. Há alguns artigos atrás mencionei que deveríamos olhar com carinho e ter um filho de Drosselmeyer como reprodutor no Brasil.

Cavalo que pertence a tribo Forty Ninner que junto com Fappiano, ambos Mr. Prospector, de bom rendimento na América do Sul. Filhos de Drosselmeyer sul americanos atravessaram o hemisfério e venceram provas de grupo mostrando seu valor. Portanto, faz sentido refletirmos sobre esse assunto.

Diferente de anos anteriores não tivemos ganhadores de grupo descendentes de Halo, há um hiato entre os reprodutores, ficaremos de olho no futuro com uma oferta maior de produtos desta tribo.

Tivemos um Blushing Groom, através de Valencia que ganhou GP OSAF GIII, filha do nacional Arrocha em mãe Crimson Tide. Apesar dos Blushing Grooms estarem em rota de extinção pelo mundo, mostra o quanto Arrocha é um bom reprodutor, está quebrando paradigmas enormes deixando de ser uma surpresa para ser realidade.
Tivemos também A. P. Indy - Seattle Slew ganhando a principal prova da semana, o GP Brasil através de Sinsel (Alpha) em mãe Nedawi. Fiquei bem feliz pelo coroamento do Red Rafa, eles visam ganhar as provas da Tríplice Coroa, assim como GP São Paulo e GP Brasil com pedigrees carregados em stamina. O que posso dizer é que um A. P. Indy com Blushing Groom é um ponto fora da curva de qualquer estatística de cruzamento, difícil de ser avaliado com critério. Como diz o Gameiro, muitas das vezes ao tentar explicar algo difícil, a tendência é de complicar mais que descomplicar.

No artigo publicado aqui do dia 28.05, o finalizei deixando "um cheirinho para vocês fazerem um dever de casa sobre o leilão do Araras... juntando Hofburg com mãe Wild Event é gol sem goleiro... atenção aos produtos com este cruzamento, inspecionem seus físicos, pois certamente alguns craques estarão entre eles. Vou lembrá-los daqui há alguns anos mais a frente disto." Quero dizer que errei, não deu trinta dias de lá para cá e Zucca Baby (Hofburg em mãe Wild Event) que fazia sua segunda apresentação em pista, largando pela baliza 13 por fora de todos, entra segundo com pouca diferença no GP Jockey Club Brasileiro GI deixando impressão que na Taça de Prata GI, dificilmente deixará a pista como perdedor. Também destaco o quarto lugar no GP Francisco Villela de Paula Machado GII de Oh Promise Me (Hofburg em mãe Wild Event) que corria pela terceira vez, sendo que pouco mais de trinta dias atrás vencia em 1.100m na areia e desta vez enfrentava as melhores da geração em 1.600m grama. Olho nela para as próximas apresentações.

Sempre busco trazer informações para refletirmos juntos, alguns alertas, comparação Brasil x Mundo para junto do conhecimento de vocês, consigam adaptar os cruzamentos na realidade de vocês da melhor maneira possível dentro desse universo do turfe que é dificílimo atingir o sucesso, que dirá manter-se na crista da onda ao longo dos anos.

Até a próxima quarta. Abraço Virtual

Marcel Bacelo