O que se esperar de um grupo 1 em 2,000 metros composto por seis postulantes, onde cinco do quais eram já ganhadores de graduação máxima e entre estes aquele que é considerado atual cereja do bolo ? Eu diria que tudo ? Pois este era o Eclipse stakes (G1) deste sábado.
Seria Ombudsman melhor que Field of Gold? O que apresentaram no Prince of Wales stakes em Royal Ascot e no Irish 2,000 Guineas stakes em The Curragh, fica muito difícil sequer imaginar. São dois potros que insinuam que ainda há espaço para evolução. Godolphin x Juddemont. Appleby x Gosden. Night of Thunder x Kingman.
Mas o tordilho não se apresentou no Eclipse (G1) e o pupilo da Godolphin parecia solto na buraqueira ! Ledo engano ! Num páreo com a presença da favorita do Arco ano passado e do Epsom Derby deste ano, foi justamente o último, que corrido desta feita inteligentemente quieto lá atrás, que mesmo sendo o único não ganhador de grupo 1, em feroz atropelada alcançou o favorito nos últimos pulos, e levou a melhor.
Poucos minutos antes da contendo,afirmi para os colegas de live, que havia apenas um adversário a temer por parte do favorito. Delacroix. E recolhido no inicio da carreira pacientemente esperou para provar que o veio não estava errado...